Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Numa fase inicial, nas aulas Fisíco-Química, os alunos da turma 8.ºD trabalharam os rótulos alimentares, tendo a docente dado particular ênfase aos aditivos alimentares (classes, designação, vantagens, desvantagens e legislação).
Posteriormente, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, elaboraram um inquérito Forms para aferir os hábitos alimentares dos alunos do 3.º ciclo da nossa escola, o qual foi aplicado a uma amostra de 134 alunos, num universo de 191 alunos. Os resultados do mesmo foram divulgados à comunidade escolar através de um cartaz realizado por um grupo de alunos da turma, com recurso ao Canva.
Abaixo encontram-se os links de acesso ao questionário e aos resultados
Link de acesso ao questionário:
https://forms.office.com/pages/designpagev2.aspx?lang=pt-PT&origin=OfficeDotCom&route=Start&subpage=design&id=Q9wnzZFkQ0yDzCpq2Y5BRQniYzUl5HdPqKofujwYVWZUMUdNQTNMTUJIMEY3RE41R1RJVEhWOVdDMy4u
Link de acesso aos resultados:
https://forms.office.com/pages/designpagev2.aspx?lang=pt-PT&origin=OfficeDotCom&route=Start&sessionid=dca0a740-8b08-4b5f-919f-55820f6ebdb9&subpage=design&id=Q9wnzZFkQ0yDzCpq2Y5BRQniYzUl5HdPqKofujwYVWZUMUdNQTNMTUJIMEY3RE41R1RJVEhWOVdDMy4u&analysis=true
Com base nos resultados do questionário conclui-se que os seis produtos alimentares mais consumidos pelos alunos são os seguintes:
• Bolacha maria
• Bolachas de chocolate (tipo oreo)
• Barritas de cereais
• Água
• Leite achocolatado
• Ice-tea

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Uma vez que nas aulas de Físico-Química já tinha sido explorada a temática rótulos alimentares (classes, designação, vantagens, desvantagens e legislação), numa aula de Ciências Naturais os alunos formaram 6 grupos de trabalho, tendo ficado à responsabilidade de cada grupo a análise do rótulo de um dos 6 alimentos mais consumidos, mais precisamente a identificação dos aditivos alimentares presentes e a função de cada um deles.
Webgrafia:
https://www.dgav.pt/alimentos/conteudo/generos-alimenticios/garantir-a-seguranca-dos-alimentos/aditivos-enzimas-e-aromas/aditivos-alimentares/
https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/aditivos-alimentares-que-sao
https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/aditivos-alimentares-mais-relevantes.aspx
https://europa.eu/youreurope/business/product-requirements/food-labelling/additives/index_pt.htm
https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/noticias/rotulo-dos-alimentos-guia-para-escolher-bem
https://www.saudebemestar.pt/pt/blog/nutricao/rotulos-alimentares/
https://fitpeople.com/pt/saude/aditivos-alimentares/

Memória descritiva:
Os alunos guardaram as embalagens dos alimentos e trouxeram-nas para as aulas de Ciências Naturais, tendo analisado os rótulos e registado os aditivos alimentares presentes em cada um deles.
Posteriormente, revestiram com papel de cenário uma placa de madeira prensada (aproveitada da base de uma palete) com a dimensão de 1,21m x 0,8m
Entre as várias propostas dos alunos para o título do painel, foi selecionada a proposta “Aditivos Alimentares Escondidos nos Alimentos” , tendo o mesmo sido desenhado no painel, numa aula de Educação Visual.
Posteriormente, na aula de Ciências Naturais, as embalagens dos alimentos foram dispostas por ordem decrescente do número de aditivos presentes em cada alimento, tendo sido fixadas ao painel com cola quente. Abaixo de cada embalagem foram enumerados os aditivos presentes no respetivo alimento. Também houve o cuidado de registar no painel a definição de aditivos alimentares e vantagens e desvantagens do seu uso.
Os alunos realizaram o trabalho com empenho, sentido de responsabilidade e brio, pelo que os objetivos foram claramente superados.

Registo fotográfico: