Qual é o Teu Super-Poder?

 

Este desafio destinado às escolas de jardim-de-infância e 1º ciclo visa principalmente alertar os pais e encarregados de educação, para a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis privilegiando o consumo de frutícolas e hortícolas locais, de época e, se possível, provenientes de um modo de produção biológico.

O principal objetivo desta atividade é o de alertar para as propriedades nutritivas dos alimentos frutícolas e hortícolas. Dar a conhecer os benefícios do consumo variado destes dois grupos de alimentos.

 

Metodologia

Propõe-se que os professores trabalhem com os alunos investigando sobre os incontáveis benefícios que advém do consumo destes alimentos, que trazem um grande aporte de vitaminas e minerais, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, ajudam a acelerar o trânsito intestinal, previnem as doenças cardiovasculares, etc.

Assim, sugere-se como metodologia de trabalho que o(a) professor(a) trabalhe com as crianças os seguintes aspetos:

  • Identificar os frutos e legumes ingeridos nas duas últimas refeições.
  • Escolher, pelo menos, dois alimentos diferentes e perceber quais as vantagens no seu consumo.
  • Escolher para a realização da história pelo menos uma fruta e um legume.
  • Explorar algumas questões relacionadas com os alimentos escolhidos:
    1. Em que época do ano está disponível para consumo?
      Por exemplo: as laranjas são um fruto disponível no outono e no inverno, sendo ricas em vitamina C são um ótimo alimento para nos proteger de gripes e resfriados, tão comuns nestas estações do ano. Mais informações aqui.
    2. Como deve ser preparado para consumo?
      Por exemplo: alguns legumes perdem muitas das suas vitaminas ao serem cozinhados por muito tempo
    3. É bom para a saúde? Como e porquê? Que propriedades, “que super-poder” apresenta que protege a saúde?
  • Desenvolver a história através do diálogo entre um alimento frutícola e um hortícola.
  • Para a criação da história, dever-se-á recorrer às metodologias que o professor considere mais adequadas face ao grupo, idade e competências das crianças envolvidas. Para os mais velhos sugere-se o recurso às técnicas de escrita criativa.
    Pretende-se a criação de uma história escrita e ilustrada onde predominam diálogos entre as diversas personagens (frutas e legumes).

 

Submissão a concurso

 

– Informação Solicitada (na Plataforma Eco-Escolas):

  • A história em formato .pdf como um único documento com o máximo de 12 páginas A4, incluindo as ilustrações;
  • Memória descritiva: alimentos escolhidos e motivo da escolha; fontes de recolha de informação; envolvimento dos alunos; registo fotográfico do desenvolvimento do trabalho.

 

 

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Destinatários

1º Escalão

 

Prazos

Inscrições na Plataforma Eco-Escolas:
até 28 de fevereiro

Submissão dos Trabalhos: até 30 de maio

 

Prémios

A definir.