Trabalhos 2016

Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)

Atividade:  C - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa para almoço primavera/verão:
Sopa
Sopa de tomate
Prato Principal
Pescada cozida com batatas, feijão-verde
e cenoura cozidos
Sobremesa
Mousse de melão
Bebidas
Limonada com hortelã
Ementa para almoço outono/inverno:
Sopa
Sopa de grão e espinafres
Prato Principal
Peito de frango assado com puré de batata-doce com salada de beterraba e rúcula
Sobremesa
Bolo de aveia com nozes
Bebidas
Sumo de laranja natural

Memória descritiva:
Memória Descritiva
A) Equilíbrio Nutricional da Ementa
Almoço primavera/verão para 4 pessoas (2400 a 2800 kcal):
- Sopa: Sopa de tomate – 4 tomates, 4 batatas, 1 cebola, 1 nabo, 1 dente de alho, coentros e água (aprox.520 kcal);
- Prato principal: Pescada cozida com batatas, feijão-verde e cenoura cozidos – 4 postas de pescada, 4 batatas, 400 gr de feijão-verde e 4 cenouras (aprox.1120 kcal);
- Sobremesa: Mousse de melão – 4 fatias de melão, 3 folhas de gelatina, 3 claras em castelo e 1 pacote de natas (aprox.480 kcal);
- Bebida: Limonada com hortelã – 4 limões, 1 litro de água e 1 pé de hortelã (aprox.320 kcal)
Constituição nutricional dos alimentos:
• Sopa de tomate
• Pescada cozida
• Batatas cozidas
• Feijão-verde cozido
• Cenoura cozida
• Mousse de melão
• Limonada com hortelã
Almoço outono/inverno para 4 pessoas (2400 a 2800 kcal):
- Sopa: Sopa de grão e espinafres – 200 gr de grão, 2 batatas, 1 curgete, 1 dente de alho, 200 gr de espinafres e água (aprox.480 kcal)
- Prato principal: Peito de frango assado com puré de batata-doce com salada de beterraba e rúcula – 4 peitos de frango, 400 gr de batata-doce, 2 beterrabas e 200 gr de rúcula (aprox.1140 kcal)
- Sobremesa: Bolo de aveia com nozes – 1 chávena de aveia, 50 gr de nozes picadas, 3 ovos, 100 gr de farinha (aprox.640)
- Bebida: Sumo de laranja natural – 12 laranjas (aprox.40 kcal)
Constituição dos alimentos:
• Sopa de grão e espinafres
• Peito de frango assado
• Puré de batata-doce
• Salada de beterraba e rúcula
• Bolo de aveia com nozes
• Sumo de laranja natural
B) Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
Ao realizar-se esta ementa, tiveram-se em consideração alguns aspetos:
• Utilização de produtos da época:
Utilizando produtos da época, os alimentos saem valorizados pois são criados em ambiente natural, não necessitando de estufas ou outros equipamentos. Por um lado, o ambiente natural faz realçar o aroma e o sabor dos alimentos. Por outro lado, não necessitando de equipamentos, os custos de produção são consideravelmente mais baixos.
• Utilização de produtos produzidos na região (melão, tomate, batata…):
A proximidade com o local de produção dos produtos permite que cheguem ao consumidor final (escola) muito frescos, com muito boa qualidade e com poupança nos transportes (quer em termos de combustíveis como na emissão de gases poluentes). Funciona também como um fator de desenvolvimento económico local uma vez que privilegia os produtores da região.
• Utilização de produtos de baixo custo:
Houve também a preocupação de utilização de produtos baratos mas ricos do ponto de vista nutritivo, como por exemplo o tomate, a cenoura, o grão, o frango, a aveia, etc..
• Utilização de produtos variados que contemplassem todas as áreas da roda dos alimentos:
Ao realizar as ementas, houve a preocupação de contemplar todas as áreas da roda dos alimentos:
 Carnes e pescado: frango e pescada;
 Leguminosas: grão;
 Cereais e tubérculos: batata, batata-doce, aveia e noz;
 Hortícolas: cenoura, feijão-verde, tomate, espinafre, hortelã, rúcula e beterraba, além dos usados na base das sopas;
 Fruta: laranja, melão e limão;
 Lacticínios – leite presente na mousse;
 Gordura e óleos – azeite em cru para temperar;
 Água: presente nas sopas e na limonada.
C) Envolvimento da comunidade
Com a criação destas duas ementas, tivemos a preocupação de envolver a comunidade local, nomeadamente:
• Para assegurar o abastecimento dos produtos necessários para a realização das nossas refeições recorremos:
 À peixaria;
 Ao talho;
 Aos produtores hortícolas e frutícolas;
 Ao produtor de azeite;
 Ao supermercado local.
• Recolhendo sugestões de ementas de vários intervenientes:
 Associação de estudantes;
 Associação de pais;
 Professores e funcionários;
 Centro de Saúde.
• Promovendo campanhas de sensibilização para um estilo de vida saudável baseado numa alimentação correta.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: