Trabalhos 2016
EB nº1 da Lousã (Lousã)
Atividade: B - eco-lancheiras
Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Cada turma do 1º ciclo sugeriu uma embalagem e um conteúdo para a eco-lancheira. O conteúdo mais votado para as nossas lancheiras foi um pão de mistura com queijo ou fiambre, fruta ou legumes (na foto estão tomates cherry mas é variável, conforme a época), um iogurte líquido e água.
Esta escolha foi baseada no que os alunos aceitam melhor e também foi tido em conta o factor económico.
Materiais utilizados na construção:
A partir da reutilização de uma embalagem de gelado, foi feita a decoração com cartolinas e flores de papel.
Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Desde de que a escola manifestou interesse em participar no concurso no 1.º Conselho Eco-Escolas, os representantes dos pais e o enfermeiro, representante da UCC Arouce, mostraram disponibilidade par sugerir Lanches Saudáveis que as turmas testariam com os alunos de forma a escolher o conteúdo que fosse melhor aceite. Foram sugeridos pelo Conselho Eco-Escolas 5 Lanches: Lanche nº1 - Salada de fruta (maçã, pêra, laranja, canela, nozes consoante a época); Pão de mistura com uma fatia de queijo meio-gordo ou magro; Água; Lanche nº2 - 2 tostas integrais ou tostas de farinha de castanha; 1 iogurte sólido natural com puré de fruta caseira ou fruta em pedaços (maçã, amora, pera, manga, ou outra consoante a época); 1/2 cenoura crua em palitos; Água; Lanche nº3 - Pão de cereais com 1 colher de chá de mel; 1 batido de banana e manga (só fruta com água) sem açúcar; Água; Lanche nº4 - 1 iogurte líquido natural com bífidos; Frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, castanhas (assadas ou cozidas) ou amendoins (consoante a época) Água; Lanche nº5 - 1 peça de fruta (banana por ex.); 3 tostas integrais com fatias finas de queijo fresco de barrar com ervas aromáticas; Água. Cada turma adotou a sua Lancheira e no dia Eco-Escolas apresentarão à comunidade, sob a forma de degustação, as lancheiras adotadas e as embalagens criadas.
Registo fotográfico: