Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A Brigada da Cantina analisou o desperdício alimentar, anotando quais os alimentos mais “rejeitados” pelos alunos, e o ruído aquando das refeições.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Os alunos envolvidos foram os alunos do 1.º ciclo da nossa escola, sendo que os alunos responsáveis pelo registo e respetiva análise da monitorização eram os alunos da Brigada da Cantina (membros do Conselho Eco-Escolas). Estes, em regime de rotatividade, registavam semanalmente, por turma, quantos alunos deixavam alimentos no prato e quais eram esses alimentos. No final, esses alimentos eram pesados e era registado o desperdício alimentar.
Ainda no mesmo dia, era feita a monitorização do ruído através de um aplicativo. Este aplicativo estava instalado no telemóvel da docente responsável. No final, o registo era verificado pela Brigada da Cantina e registado em tabela própria (em anexo). Também como forma de controlar o ruído, consoante os decibéis atingidos, a docente regulava o semáforo luminoso (foto em anexo). Sendo que o verde era para valores entre 60 a 79db, amarelo para valores entre 80 a 83db e para valores iguais ou superiores a 84 db era ligada a luz vermelha. Neste momento, os alunos sabiam que tinham ultrapassado o barulho permitido na cantina e sem qualquer outro meio de intervenção verificámos que imediatamente os níveis de ruído baixavam. Foi realizado um gráfico por período nas aulas TIC para verificarmos o progresso dos alunos ao longo do ano. Este era afixado na cantina em tamanho visível.
Havia ainda um Gráfico do Som em papel onde era afixada através da cor o valor médio de ruído registado na cantina da semana (eram usadas a cor azul – valores médios inferiores a 50 db, verde – valores médios entre 50db e 65 db, amarelo – valores médios entre 66db e 80db e vermelho- valores superiores a 80 db). O motivo pela qual existia este semáforo para além do luminoso era o fato de em todas as refeições os alunos poderem terem presente o valor médio.
Após análise de todos os elementos avaliados na cantina, há ainda um cartaz com as turmas “Amigos da Cantina” onde mensalmente são premiadas as turmas que menos desperdício realizam, contribuem para o decréscimo do ruído, ou seja, no geral, cumprem o Eco-Código da Cantina.
De referir ainda que cada turma tem um prato afixado junto à mesa onde almoça, dividido em quatro partes, sempre que o delegado de turma verifica (através do registo semanal em tabela por turma) que um elevado número de alunos “deixou” demasiada comida no prato, é retirada à turma uma fatia do prato. Desta forma, toda a turma é alertada para a “contribuição” do desperdício alimentar da escola.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação foi feita através do Facebook e do Jornal da Escola. As sensibilizações aos pais sempre foram realizadas no espaço cantina sendo que os cartazes e painéis podiam ser visualizados/consultados ao vivo pelos encarregados de educação durante estes momentos.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF):