Trabalhos 2022/2023

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A Brigada da cantina já tinha sido uma atividade implementada na nossa escola no ano letivo 2017/18. No conselho Eco-Escola deste ano, a representante da Associação de pais manifestou-se preocupada com os maus hábitos alimentares dos alunos, desafiando a retomar esta atividade. A Brigada da cantina foi constituída por 18 alunos (monitores), do 5º ao 8ºano. Às quintas- feiras, das 12h30 às 13h10, não havia monitor. Cada par de monitores analisava, na entrega do tabuleiro, se o aluno tinha ingerido a sopa, a fruta e o prato principal sem desperdício. Nestas condições, o aluno recebia um "smile" na sua caderneta. Os funcionários que fazem a vigilância da fila e das senhas da cantina substituíam os monitores, nesta tarefa, na ausência destes.
A atividade foi muito bem recebida pelos alunos que almoçavam na cantina, pois cerca de 70 alunos manifestaram interesse em participar (receberam cadernetas). Utilizaram-se as cadernetas que sobraram no ano letivo 2017/18 e foram usados os mesmos carimbos.
Foi considerável a redução do desperdício alimentar no primeiro mês, após o início do concurso (a partir do dia 26 de fevereiro). Não houve pesagem, mas foi o reportado pelas funcionárias. Também aumentou o nº de alunos que comeram sopa no 1º mês. Contudo, o esquecimento das cadernetas, a necessidade de serem persistentes, não haver a definição de um prémio aliciante, o tempo definido do concurso (1 período e meio) fez reduzir o entusiasmo. Apenas 11 alunos entregaram cadernetas para efeitos de concurso e todos receberam um prémio (saco com material escolar) e certificado. Por outro lado, 18 alunos estiveram a operacionalizar o concurso ao longo de cada semana. Estes "monitores da cantina" também receberam um certificado premiando-se os 5 monitores mais assíduos (certificado e prémio atribuído pela União de freguesias de Ferreiros e Gondizalves).
Todos os intervenientes reconheceram a importância da atividade e revelaram interesse na sua continuidade, mas noutros moldes (prémios atribuídos mensalmente). Para tal, será necessário mais verbas para garantir prémios mais aliciantes e mais frequentes, de modo a incentivar a manutenção de uma alimentação saudável e sem desperdício. Os monitores também necessitam ser mais responsáveis (assiduidade regular), pois nem sempre o foram e quando faltavam eram substituídos pelos funcionários. Para a atribuição dos prémios contribuíram parceiros externos e internos à escola: Biblioteca (cedência de livros); Areal Editores (algum material de escrita) e a União de freguesias de Ferreiros e Gondizalves (prémios atribuídos aos vencedores e aos 5 monitores mais responsáveis). A entrega dos prémios será realizada na semana Eco-Escola&Plano das Artes, no dia 1 de junho (Dia da Criança), e contará com a presença de uma representante da junta de freguesia e da direção do agrupamento. A cerimónia ocorre depois do limite para a submissão deste formulário. Assim, poderão ser observadas as evidências desta cerimónia no blogue/facebook do projeto e na candidatura ao galardão.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
A coordenadora do projeto passou por todas as turmas a divulgar a atividade. Procedeu ao levantamento dos alunos interessados em serem monitores e a respetiva disponibilidade de dia e hora. Estabeleceu-se um cronograma que foi dado a conhecer aos funcionários da cantina apelando ao seu contributo sempre que necessário. Cada par de monitores era responsável, 1 vez por semana, na hora de almoço indicada, por “fiscalizar” a entrega dos tabuleiros e atribuírem os smiles nas cadernetas. Foram feitos ajustes sempre que os monitores desistiam. Estiveram 18 monitores envolvidos.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A coordenadora divulgou antes de dar inicio à atividade explicando, a todas as turmas, pessoalmente, o propósito deste concurso. Também foi feita divulgação através do blogue e do facebook do projeto (início, meio e proximidade ao término do concurso). Os monitores também contribuíram, pois foram eles que divulgaram e entregaram as cadernetas, no início do concurso, aos alunos interessados em participar e relembraram o seu término. Foi afixado na cantina uma informação no sítio de colocação dos tabuleiros. Na cantina foi publicado os resultados do concurso. No final da Semana Eco-escola e Plano das Artes será feito um vídeo resumo de todas as atividades realizadas, onde esta atividade se inclui, que será publicado na página do agrupamento, facebook e blogue do projeto.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF):