Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: Ensino profissional

Idade dos alunos envolvidos:
17 e 21

Memória descritiva:
O Projeto Eco-Ementas foi lançado à comunidade escolar, sendo apenas dois alunos do 3º ano do Curso Técnico de Agropecuária, se mostraram motivados para participar pois já tinham ouvido falar do projeto em anos letivos anteriores. Esta ementa foi elaborada principalmente por 2 alunos, com o apoio da professora de Biologia e da área técnica, nomeadamente, da componente agrícola e alimentar.
Baseada na Dieta Mediterrânica, a ementa privilegia alimentos dos três grandes grupos que devem ser consumidos em maior quantidade: vegetais, frutas e cereais. É também preferido o azeite e o mel em detrimento de outras gorduras e açucares mais prejudiciais. A ementa é também facilmente adaptável a pessoas com intolerâncias, nomeadamente à lactose e ao glúten.
Os alunos tiveram ainda em conta um aspeto essencial: sendo esta uma região fortemente agrícola todos os produtos teriam de vir de produtores locais ou mesmo da estufa da escola. Assim, a grande maioria dos produtos têm origem na estufa e pomar da escola. Apenas a canela, a aveia, o mel e o frango não têm origem na escola, sendo que os dois últimos podem vir de produtores da região Oeste, alguns bem próximo da escola. Desta forma o gasto no transporte dos ingredientes será reduzido ao mínimo, pretendendo-se também melhorar a economia local. Para a elaboração da ementa foi realizado um trabalho de pesquisa exaustivo por parte dos alunos, com a preciosa ajuda dos produtores locais sobre os produtos mais adequados a cada estação do ano. Desta forma, poderíamos ter produtos mais frescos e também mais baratos. Os produtos escolhidos são uma referência na zona Oeste, principalmente a batata-doce, curgete, maçã, limão, sendo estes alimentos produzidos na nossa estufa de uma forma completamente biológica. A escolha do frango como fonte de proteína deveu-se ao elevado número de aviários na nossa região, bem como, ser esta uma das carnes cuja produção apresenta menor impacto no ambiente e na saúde do ser humano.
A escolha da aveia teve a ver com a isenção de glúten, para não ser necessário adaptar a quem apresenta intolerância alimentar a este composto.
No que diz respeito à sustentabilidade financeira, são poucos os produtos que a escola teria de adquirir pois a maioria provém da sua própria produção, como já foi dito anteriormente.
Como foi mostrado na ementa, o valor energético das refeições situa-se em valores adequados aos jovens consumidores da cantina da escola. Também se teve o cuidado de pensar em refeições que fossem adequadas preparar numa normal cantina escolar.
Os valores nutricionais da ementa, por elemento e totais, encontram-se na tabela Excel (Informação Extra – Anexos).
O valor total da ementa para 2 pessoas é de 2052 Kcal, como se apresenta nas tabelas da informação extra.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo Fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra (anexos):