Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Idade dos alunos envolvidos:
10 - 12 anos

Memória descritiva:
Para a realização deste desafio, as turmas do 2º Ciclo procederam à pesquisa de receitas adequadas à época primavera/verão, de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica. No final foi efetuada uma votação das receitas preferidas pelos alunos da escola, em função dos seus gostos, da facilidade de confeção do preço por refeição, da possibilidade de confeção na cantina da escola e principalmente com base numa alimentação saudável, equilibrada e na Dieta Mediterrânica.
2. Memória descritiva
2.1. Aspetos da dieta mediterrânica
▪ Cozinha simples, com base em preparados que protegem os nutrientes: pratos de
tacho.
▪ Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal.
▪ Produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época: sazonalidade dos legumes e frutas escolhidos; ervas aromáticas da horta escolar.
▪ Consumo de azeite como principal fonte de gordura.
▪ Utilização de ervas aromáticas em detrimento do sal e açúcar..
▪ Consumo de pescado: substituição de carne.
2.2. Aspetos sociais, ambientais e económicos
Sustentabilidade na produção de pescado
Atualmente, muitas espécies tradicionalmente capturadas encontram-se ameaçadas devido à sobrepesca.
A aquacultura ganha relevância como método de produção. Permite produzir em grandes quantidades, mas, em alguns casos, precisa de outros peixes para a ração necessária para a produção.
Algumas soluções para este problema incluem a exploração de espécies não carnívoras, o uso de farinhas de peixe que resulta de subprodutos da pesca (economia circular) e/ou a utilização de ingredientes alternativos (insectos, algas, etc.).
A aquacultura pode ter ainda outros impactos ambientais, como o consumo excessivo de água e a degradação da sua qualidade para o meio natural.
Já existem tecnologias que minimizam ou eliminam este tipo de impacto. Um destes exemplos é a aquaponia, método de produção em circuito fechado que se serve das plantas (que se podem consumir) para reciclar a água ao absorver os nutrientes produzidos pelos peixes. Desta forma, reduz-se drasticamente o consumo de água e não se libertam poluentes para o meio natural.
De forma similar à aquaponia, também se podem usar algas em vez de plantas para filtrar a água. É o caso do método de produção em aquacultura multitrófica integrada, que produz peixe e algas em circuito fechado.
Em ambos os casos, o facto de ser em ambiente controlado permite ter a água com ótima qualidade e faz com que o peixe não esteja sujeito a metais pesados, a parasitas, ao surgimento de microalgas tóxicas e a outros poluentes atualmente presentes nos nossos oceanos.
Prato apreciado por crianças e jovens
O prato proposto é apreciado por crianças e jovens. A variante proposta, usa salmão em vez de frango, tem uma pegada ambiental mais reduzida.
Esta receita é também muito fácil de executar quer em cantina escolar, quer em casa, pelos alunos e famílias.
Ingredientes acessíveis
Os ingredientes escolhidos são de fácil acesso e, considerando a totalidade da ementa e a qualidade percebida pelos alunos, economicamente interessante.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo Fotográfico de cada um dos pratos: