Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Resultado dos inquéritos – 39 alunos
QUESTÕES
1 – Quais os alimentos que mais consomes ao lanche da manhã e da tarde?
Pão - 13 Bolachas – 6 Leite – 12 Iogurte – 8 Cereais – 5
Bolicao – 3 Fruta – 4 Manteiga – 13 Fiambre – 3 Queijo – 1
Sumo – 4 Croissant – 5 Pães de leite – 6 Barras energéticas - 2
Nota: os alunos podiam escolher mais do que uma opção.
2 – Sabes o que são aditivos alimentares?
Sim - 39 Não - 0
3 – Para que servem os aditivos alimentares?
Melhorar a segurança dos alimentos – 7 Melhorar a frescura – 4
Melhorar o sabor – 6 Melhorar a aparência – 10
Melhorar as qualidades de conservação – 7 Conservar propriedades nutritivas - 5
4 – Devemos consumir alimentos com ou sem aditivos?
Sem aditivos – 36 Com aditivos - 3
5 – Conheço alguns aditivos.
Antioxidantes - 23
Emulsionantes - 18
Estabilizadores - 24
Espessantes - 21
Conservantes - 8
Corantes - 32
Levedantes - 23
Edulcorantes – 7
Acidificantes - 3
Nota: os alunos podiam escrever os nomes de mais do que um aditivo (os que se lembravam).
ALIMENTOS SELECIONADOS DO INQUÉRITO
Sumo - anti-oxidantes, edulcorantes e acidificantes
Croissant - emulsionantes, estabilizadores e levedantes
Pães de leite - estabilizadores, levedantes e conservantes
Bollycao - emulsionantes, estabilizadores e levedantes
Barrinha de cereais - emulsionantes, estabilizadores e levedantes
iogurte - espessantes e conservantes

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Os alimentos não chegam às prateleiras dos supermercados, lojas ou mercados tal como são produzidos. Têm que ganhar a forma, o aspeto, a segurança e a aparência. Para o conseguirem, precisam contar com substâncias químicas que se chamam aditivos alimentares.
Os aditivos são substâncias que podem ter ou não ter valor nutritivo e são adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.
Encontramos aditivos na manteiga, nas bolachas, nos iogurtes, no fiambre, na fruta e em quase todos os alimentos.
Pequenas porções de aditivos, quando acrescentadas nos alimentos, garantem visual e aspecto favoráveis ao consumo do produto. Vejamos as principais substâncias adicionadas para melhorar a aparência de alimentos e garantir a saúde ao consumidor.
Antioxidantes que encontramos na margarina, na manteiga e em outros produtos gordurosos para não ficarem rançosos quando ficam armazenados por muito tempo.
Conservantes que evitam o aparecimento e reprodução de micróbios e por isso são adicionados a alimentos para auxiliar na sua conservação.
Acidulantes proporcionam uma maior acidez ao produto, dificultando o ataque de micro-organismos e evitar que rapidamente fiquem estragados.
Corantes dão cor aos alimentos e encontram-se presentes em elevado número como, por exemplo, doces, salgadinhos, gelados, sumos artificiais, gelatinas, gomas, etc. Os corantes dão aspeto visual do produto e são um dos estímulos ao seu consumo.
Espessantes dão a consistência característica a alguns alimentos como, por exemplo, o creme de leite, os iogurtes, as geleias. Graças aos chamados espessantes os produtos adquirem a viscosidade desejada pelo fabricante.
Estabilizantes aditivo para garantir que o produto não perca as características (cor, consistência, etc.) adquiridas durante seu processamento.
Nem sempre os aditivos alimentares se justificam. A agricultura biológica e a indústria de produção de alimentos BIO não utilizam estes aditivos.
Ficámos, no entanto, a saber que se justificam ou não nas seguintes situações:
Só se justificam para:
• Conservar propriedades nutritivas
• Melhorar qualidades de conservação ou de estabilidade
• Aumentar a apetência do consumidor
• Ministrar adjuvantes para a produção, tratamento, acondicionamento, transporte ou conservação
Não se justificam quando:
• Acarrete perigo para a saúde, nas doses ministradas
• Mascare defeitos ou efeitos de técnicas incorrectas de preparação, fabrico ou confecção
• Induza o consumidor em erro quanto à natureza ou qualidade do produto
• Possa ser obtido o efeito desejado por outros métodos inócuos, economicamente e tecnicamente utilizáveis

Memória descritiva:
1 – Características do painel
O painel foi realizado com base em materiais existentes na escola e que poderiam ser reaproveitados.
A cantina forneceu duas caixas de cartão que foram desmontadas e com as quais se construiu a base de 1m x 1m.
De seguida, os alunos recolheram sacos de papel do pão dos seus lanches e fizeram a cobertura da base com os mesmos, tendo sido previamente espalmados e depois colados.
De seguida, com base nos alimentos selecionados no inquérito, foram produzidos desenhos dos alimentos e elaboradas em computador as respetivas etiquetas de identificação.
O título foi, também, escrito em cartão num formato 3D relativamente ao painel no seu todo.
Com este trabalho pretendemos dar a conhecer os principais aditivos utilizados em alimentos que fazem parte do dia a dia dos nossos alunos, esclarecendo-os e sensibilizando-os para a alteração de hábitos alimentares.
2 – Dimensões
DIMENSÕES: 1 M X 1 M
3 – Materiais utilizados
MATERIAIS UTILIZADOS:
• 2 Caixas de cartão que foram desmontadas e coladas
• Sacos de papel do pão (sacos individuais utilizados na cantina da escola)
• Fotografia dos principais aditivos utilizados
• Desenhos de alimentos realizados pelos alunos
• Tintas
• Colas branca
• Cordão
4 – Local onde está afixado
O painel dos alimentos, aditivos alimentares, depois de concluído, seguiu a seguinte metodologia:
• Apresentação do painel e sessão de 20 minutos sobre o tema em todas as turmas;
• Envio da fotografia do painel, resultados do inquérito e resultados da pesquisa a todos os alunos e encarregados de educação com recurso a plataformas digitais: mail, Messenger, WhatsApp, Facebook coordenadores Eco-Escolas, Facebook Eco-Escola EB1 de Arganil;
• Afixação do painel na entrada da escola (por ser o local mais frequentado por alunos, pais e encarregados de educação e outros agentes da comunidade;
• Será posteriormente instalado à porta da cantina, local de espera da fila com os alunos e onde pode ser diariamente visionado;
• Apresentação do trabalho na reunião do Conselho Eco-Escolas de 22 de junho.

Registo fotográfico: