Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O inquérito elaborado pelos alunos e aplicado à turma permitiu identificar os seguintes alimentos como os mais consumidos ao lanche: leite achocolatado, sumo compal, Ice-tea, pão de forma c/ queijo e fiambre, pão de forma c/ manteiga, bolacha sandwich com recheio de chocolate, batata frita com aroma, bolacha com pepita de chocolate, gomas multifrutas e fruta fresca variada.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Para a elaboração do painel foi proposta a realização de pesquisa orientada aos alunos tendo como ponto de partida as seguintes questões: "O que são aditivos?", "Que classes de aditivos existem?", "Quais os aditivos seguros, suspeitos e não recomendados para a sua saúde?". Os alunos pesquisaram em fontes de pesquisa diversas devidamente validadas pelos professores responsáveis pela atividade. Para cada uma das questões foi realizada uma discussão alargada à turma no sentido de se criar uma resposta conjunta cuja informação foi tida em consideração na construção do painel.
Após o estudo prévio sobre aditivos alimentares, os alunos recolheram fotografias das embalagens dos alimentos selecionados, identificaram os aditivos de cada alimento e a que classe a que pertenciam: antixodidantes; conservantes; emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes; corantes; potenciadores de sabor e outros.

Memória descritiva:
O painel foi elaborado pela turma 1º TRCP, que integra 22 alunos do 1º ano do curso profissional de restauração - cozinha e pastelaria, Foi realizado no âmbito da disciplina de Tecnologia Alimentar, UFCD 4665- "Alimentação racional, nutrição e dietética". A sua elaboração permitiu que os alunos adquirissem e/ou aprofundassem conhecimentos sobre a temática dos aditivos alimentares.
O painel tem formato retangular, com cerca de 1,30m de largura e 1,10 m de altura. Na sua construção foi utilizado papel de cenário. Dado que a Escola não dispõe de cantina, o painel foi afixado na entrada do edifício principal. Esta é a entrada mais utilizada pela comunidade educativa (alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação).
Para concretizar o painel foram dinamizadas as seguintes atividades com os alunos: elaboração e aplicação de um questionário sobre os alimentos que os alunos mais comem ao lanche; análise dos resultados e identificação dos 10 alimentos que usualmente são mais consumidos; realização de pesquisa orientada para dar resposta às seguintes questões: "O que são aditivos?", "Que classes de aditivos existem?", "Quais os aditivos seguros, suspeitos e não recomendados para a sua saúde"; discussão alargada à turma sobre a informação recolhida durante a pesquisa; identificação dos aditivos presentes nos alimentos selecionados, a partir da análise da sua embalagem; realização de um esboço do painel em formato digital; elaboração da versão em papel do painel; divulgação do painel junto da comunidade educativa.

Registo fotográfico: