Trabalhos 2022/2023

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Turma 6ºD
bolachas 3
chocolates 0
refrigerantes 1
cereais 5
batatas fritas 4
bolos embalados 5
outros produtos 5
Turma 6ºE
bolachas 8
chocolates 4
refrigerantes 2
cereais 6
batatas fritas 2
bolos embalados 1
outros produtos 10
( resultados do forms aplicado às duas turmas) - 42 alunos

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares
O emulsionante é uma substância que permite misturar gorduras e óleos numa suspensão estável.
Malefícios: 
Os emulsionantes danificam a barreira intestinal.
Os estabilizantes são um aditivo que busca manter todas as substâncias do produto unidas, de forma a evitar a divisão dos componentes presentes.
Os espessantes são substâncias que conferem o aumento da viscosidade do alimento.
     Malefícios: Os espessantes podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.
Os gelificantes são substâncias que dão textura aos gêneros alimentícios através da formação de um gel.
Os corantes são todas as substâncias que se adicionam a outra substância alterando  a sua cor  .
    Malefícios: Os corantes podem prejudicar a pele, causando alergias, irritações na mucosa do estômago e podendo até causar problemas respiratórios.
Os potenciadores de sabor são substâncias que se adicionam aos alimentos, realçando o seu sabor.
Elaboraram PPT que apresentaram à turma

Memória descritiva:
• Foi elaborado um painel grande e afixado no bar da escola para alertar todos os alunos para o consumo de açúcar escondido nos alimentos ( fonte- WWWsaudecuf.pt)
• Foi feito um inquérito aos alunos do 6ºD e do 6ºE, no forms, sobre os alimentos que consomem nos seus lanches
https://forms.office.com/pages/designpagev2.aspx?lang=pt-PT&origin=OfficeDotCom&route=Start&subpage=design&id=BxShMFaydUGdaD5GhoW0i-jPOQFYKdFEgoTwXXwjGwpUNE1OSjVTVzNPMUhPTkZFMFo0MU5JVUJYWS4u
• Foram analisados os resultados do inquérito e selecionámos os produtos.
• Os alunos iniciaram os seus trabalhos de pesquisa “ Descobre o açúcar escondido e os aditivos nos teus lanches”.
• Elaboraram trabalhos sobre cada um dos produtos selecionados.
 foi feita uma legenda com a equivalência das quantidades de açúcar, sal e a presença de aditivos.
 com a orientação da professora foram fazendo a sua construção;
 Após concluírem os trabalhos fizemos a sua exposição na cantina da escola.
• Produto final 6º ano afixado no na cantina da escola.
• Os alunos foram ainda desafiados a pesquisar e a elaborar PPt, trabalho de projeto, sobre os aditivos – malefícios e riscos que apresentam para nossa saúde.
Tarefa superada com empenho por parte dos alunos.

Registo fotográfico: