Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi pedido aos alunos (duas turmas do 9º ano - 40 alunos) que registassem o que habitualmente consomem nos lanches da manhã e da tarde.
Fez-se um tratamento dos dados apurados e verificou-se que, dos alimentos processados que os alunos diziam consumir, havia unanimidade nos seguintes alimentos:
Chocapic, leite com chocolate, bolachas de água e sal e bolachas Crackers.
Os alunos referiam também o consumo de pão de leite, croissants e sandes, que por não serem vendidos embalados, optámos por não incluir.
Sabendo que alguns alunos consomem, com alguma frequência, gomas e drajeias Sparks optámos por incluir estes produtos, para que percebessem por que o não devem fazer.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Na sequência do inquérito foi pedido aos alunos que fizessem pesquisas sobre o que são aditivos alimentares, que tipo de aditivos existem, quais os nocivos e que problemas de saúde provocam.
Seguidamente observaram-se os rótulos dos vários alimentos selecionados, fez-se um levantamento dos aditivos presentes, pesquisou-se as caraterísticas de cada um deles e, por fim, passou-se à parte gráfica.
Munidos da informação e dos rótulos distribuímos os vários elementos pelo painel e tentámos dispô-los de uma forma atrativa. Utilizámos a cor simbolicamente associando aos alimentos com menos aditivos a cor verde, aos com alguns a cor amarela e aos com muitos aditivos a cor vermelha.

Memória descritiva:
O painel (1,20 x 0,70 metros) foi construído utilizando embalagens, que os alunos trouxeram de casa, ou que recolheram no bar da escola, coladas num suporte resistente (placa de K-line) para ter uma maior durabilidade e permitir expô-lo durante mais tempo no bufete da escola.

Registo fotográfico: