Trabalhos 2024/2025

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: C: Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional - sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades sénior, etc.)

Idade dos alunos envolvidos:
15 e 16 anos

Memória descritiva:
O Projeto Eco-Ementas foi lançado a uma turma do 1º ano (equivalente ao 10ºano) do Curso Técnico de Agropecuária. Foram elaboradas 4 Eco-ementas, sendo escolhidas duas. Estas ementas foram cozinhadas e sujeitas a votação, sendo selecionada a ementa a concurso.
Este trabalho contou com o apoio da professora de Biologia e da área técnica, nomeadamente, da componente agrícola e alimentar.
Baseada na Dieta Mediterrânica, a ementa privilegia alimentos dos três grandes grupos que devem ser consumidos em maior quantidade: vegetais, frutas e cereais. Foi escolhida uma carne branca para o prato principal, contando também com a utilização de ervas aromáticas como o louro e o manjericão para evitar o uso de sal. É também preferido o azeite e o mel em detrimento de outras gorduras e açucares mais prejudiciais. Na sobremesa utilizam-se alguns frutos secos, introduzidos através da granola.
Os alunos tiveram ainda em conta um aspeto essencial: sendo esta uma região fortemente agrícola todos os produtos teriam de vir de produtores locais ou mesmo da estufa da escola. Assim, a grande maioria dos produtos têm origem na estufa e pomar da escola. Apenas a canela, a aveia, o mel, as bananas e o frango não têm origem na escola, sendo que os dois últimos podem vir de produtores da região Oeste, alguns bem próximo da escola. Desta forma o gasto no transporte dos ingredientes será reduzido ao mínimo, pretendendo-se também melhorar a economia local. Para a elaboração da ementa foi realizado um trabalho de pesquisa exaustivo por parte dos alunos, com a preciosa ajuda dos produtores locais sobre os produtos mais adequados a cada estação do ano. Desta forma, poderíamos ter produtos mais frescos e também mais baratos. Os produtos escolhidos são uma referência na zona Oeste, principalmente a batata-doce, curgete, couve-coração, brócolos, morangos e limão, sendo estes alimentos produzidos na nossa estufa de uma forma completamente biológica. A escolha do frango como fonte de proteína deveu-se ao elevado número de aviários na nossa região, bem como, ser esta uma das carnes cuja produção apresenta menor impacto no ambiente e na saúde do ser humano.
A ementa pode ser utilizada por pessoas com intolerâncias, nomeadamente à lactose e ao glúten, sendo apenas substituído o esparguete convencional por esparguete sem glúten ou, eventualmente, um esparguete de curgete.
No que diz respeito à sustentabilidade financeira, são poucos os produtos que a escola teria de adquirir, apenas o frango, esparguete e bananas pois, a maioria provém da sua própria produção, como já foi dito anteriormente.
Como foi mostrado na ementa, o valor energético das refeições situa-se em valores adequados aos jovens consumidores da cantina da escola. Também se teve o cuidado de pensar em refeições que fossem adequadas preparar numa normal cantina escolar, pelo que escolhemos o esparguete integral, em vez do esparguete de curgete que seria uma opção ainda mais saudável.
Os valores nutricionais da ementa, por elemento e totais, encontram-se na tabela Excel (Informação Extra – Anexos).
O valor total da ementa para 2 pessoas é de 1486 Kcal e o custo de 12 euros, como se apresenta nas tabelas da informação extra.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra (facultativo):
Coloquei no ficheiro em anexo das informações extra.
Peço desculpa se houver alguma desconfiguração pois tive de transformar o Powerpoint em Word.

Informação extra (anexos):