Trabalhos 2024/2025
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Atividade: Eco-Ementas Mediterrânicas
Escalão: C: Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional - sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades sénior, etc.)
Memória descritiva:
Memória descritiva:
Os alunos participantes frequentam o curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 e desde cedo demonstraram um grande interesse pela temática da alimentação saudável e sustentável e do combate ao desperdício alimentar. É inclusivamente o tema que vão apresentar e defender na sua Prova de Avaliação Final (PAF) do curso, que ocorrerá em maio, deste ano.
Pesquisaram e estudaram os princípios da Dieta Mediterrânica e, com base nos conhecimentos adquiridos, apresentaram a proposta de uma ementa completa, que se enquadra nos requisitos do desafio: “Eco-Ementas Mediterrânicas” do Programa Eco-Escolas.
Seleção de Ingredientes
Os estudantes priorizaram ingredientes locais, sazonais e disponíveis em sua escola ou proximidades, nomeadamente no “mercadinho biológico” semanal que ocorre às quartas-feiras de manhã no Funchal, permitindo o contacto direto com os produtores, alinhando-se com os princípios da Dieta Mediterrânica
Optaram por:
Vegetais: cebola, cenoura, tomate, pimentos
Leguminosas: lentilhas
Frutas: limão, banana
Ervas aromáticas: salsa, orégãos e coentros
Utilização do azeite, como gordura principal e das nozes oleaginosas características do padrão alimentar mediterrânico
Esta seleção reflete o elevado consumo de produtos vegetais característico da Dieta Mediterrânica, bem como o uso de ervas aromáticas para substituir o sal.
Composição do Menu
Os alunos criaram um menu vegetariano, reduzindo assim a pegada de carbono da refeição
O menu consiste em:
1. Entrada: Sopa de salsa da bisavó
2. Prato principal: Bolonhesa de lentilhas
3. Sobremesa: Mousse de banana da Madeira
Esta composição segue o princípio da "frugalidade e cozinha simples" da Dieta Mediterrânica, utilizando técnicas de preparação que preservam os nutrientes dos alimentos, como sopas e cozidos.
Aspetos Sustentáveis
O projeto dos alunos incorpora vários elementos de sustentabilidade:
1. Uso de produtos locais e sazonais, reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte;
2. Aproveitamento de ingredientes disponíveis na escola e arredores, nomeadamente no “mercadinho biológico” semanal que ocorre às quartas-feiras de manhã no Funchal, minimizando o desperdício alimentar;
3. Opção por um menu vegetariano, que geralmente tem menor impacto ambiental;
4. Utilização de técnicas de cozinha simples que preservam os nutrientes e reduzem o uso de energia.
Esta abordagem não só promove uma alimentação saudável baseada na Dieta Mediterrânica, mas também contribui para os objetivos de desenvolvimento sustentável, como o consumo responsável e a ação climática.
Os alunos demonstraram uma compreensão abrangente da Dieta Mediterrânica e sua aplicação prática na criação de refeições saudáveis e sustentáveis. Seu projeto tem potencial para educar e inspirar outros sobre os benefícios deste padrão alimentar e práticas sustentáveis na cozinha.
A ementa proposta pelos alunos é viável para ser preparada nas cantinas escolares, tanto em termos de custo como de disponibilidade de ingredientes locais. O passo seguinte foi avaliar o valor nutricional da refeição, um aspecto crucial para garantir uma alimentação adequada aos estudantes.
Para obter uma análise profissional, a nutricionista Nádia Brazão foi consultada. Ela realizou uma avaliação detalhada, fornecendo os valores nutricionais para cada componente da refeição e para o total, incluindo:
• Energia
• Lípidos (totais e saturados)
• Hidratos de carbono
• Açúcares
• Fibra
• Proteínas
• Sal
O cálculo do custo económico dos pratos apresentou desafios, principalmente porque muitos ingredientes são provenientes de fontes locais, como os jardins da escola, terrenos próprios ou da vizinhança. Esta situação, embora dificulte o cálculo, demonstra o compromisso com a sustentabilidade e o uso de recursos locais. Para contornar essa dificuldade, foi realizada uma estimativa aproximada do custo de 6€/pessoa.
Esta abordagem não só garante uma refeição nutricionalmente equilibrada, mas também promove práticas sustentáveis e económicas, alinhando-se com os objetivos do projeto "Eco-Ementas Mediterrânicas". A utilização de produtos locais e sazonais pode contribuir para reduzir custos e melhorar a qualidade nutricional das refeições escolares.
Nome dos alunos:
Alexandra Vieira, 19 anos
Cristiano Faria, 18 anos
Victor Silva, 18 anos
Ementa:
Registo fotográfico de cada um dos pratos:
Informação extra (facultativo):
O cálculo do custo económico dos pratos apresentou desafios, principalmente porque muitos ingredientes são provenientes de fontes locais, como os jardins da escola, terrenos próprios ou da vizinhança. Esta situação, embora dificulte o cálculo, demonstra o compromisso com a sustentabilidade e o uso de recursos locais. Para contornar essa dificuldade, foi realizada uma estimativa aproximada do custo de 6€/pessoa.
Informação extra (anexos):