Trabalhos 2024/2025
Universidade Sénior de Rio Tinto (Gondomar)
Atividade: Eco-Ementas Mediterrânicas
Escalão: C: Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional - sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades sénior, etc.)
Memória descritiva:
Para o ano letivo 2024/2025 e no âmbito do Programa Eco Escolas, a Universidade Sénior de Rio Tinto pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no ano 2022/2023, que consiste em sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; desenvolver hábitos de economia e de redução desperdícios; desenvolver a prática na cozinha e promover o trabalho em equipa e o espírito de grupo-turma.
A turma de Saberes e Sabores aderiu novamente ao desafio de participar novamente no projeto Eco Ementas Mediterrânicas.
Procurou-se que a ementa escolhida se baseasse numa alimentação que inclua azeite de oliva, frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, frutos secos e peixes, sendo também importante evitar o consumo de alimentos industrializados nocivos para a saúde, como salsichas, salgados, alimentos congelados e pré-prontos.
A ementa escolhida é uma receita tradicional Portuguesa e enquadra-se na época Outono/Inverno. Procura incentivar o consumo de hortícolas e peixe, uma vez que estes são alimentos de baixo consumo pelo público mais jovem.
Na confeção privilegiou-se o uso de ervas aromáticas, especiarias para dar sabor na ementa e assim baixar o consumo de sal.
Outro aspeto que o grupo teve em atenção foi o facto de a ementa ser uma possível a refeição de cantina escolar, e assim sendo tentou-se adaptar a ementa para que grande parte dos alunos gostassem e assim não houvesse desperdício alimentar.
Nos ingredientes escolhidos foi tido em atenção o facto de a ementa ser adaptada a intolerantes a leite ou lactose.
Posto isto, o grupo apresentou como ementa final a seguinte sugestão:
• Sopa: Creme de couve-flor e abóbora
• Prato Principal: Bacalhau em camadas
• Sobremesa: Pudim de laranja
• Bebida: Água aromatizada de lima
O valor energético da ementa apresentada é de 1 392,00 Kcal para duas pessoas, de acordo com o documento de apresentação da ementa. Contudo, a receita poderá sofrer alteração ao valor enérgico se for servida em menor quantidade, uma vez que se trata de crianças.
Considera-se que em termos sociais, a receita contribui para uma Educação Alimentar positiva, na medida em que existe um incentivo à escolha de alimentos frescos e naturais, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Como aspetos financeiros destacamos o facto de o produto mais caro ser o Bacalhau, contudo procurou-se utilizar outros produtos (legumes, ervas aromáticas, grão, confeção do caramelo) que são bastante acessíveis e ajudam a equilibrar o custo da receita.
A nível ambiental a proposta apresentada foca no consumo de produtos locais e sazonais, reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos.
Conclui-se dessa forma que a receita é de fácil confeção, nutritiva e económica.
Ementa:
Registo fotográfico de cada um dos pratos: