Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros
O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a dieta mediterrânica.
Assim os jovens deverão pesquisar e pensar receitas com estas características e que, sejam exequíveis de confecionar em cantina escolares. Um dos principais objetivos será o de propor à escola a adoção destas ementas, em alguns dias.
Com a colaboração do(a) professor(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à época primavera/verão.
A quantidade de referência deverá ser para 2 pessoas. No final desta etapa, deverão enviar-nos a ementa e a memória descritiva, que incluam informação sobre:
a) Equilíbrio nutricional da ementa
b) Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
c) Envolvimento da comunidade
d) Registo fotográfico
Submissão a concurso
– Informação Solicitada (na Plataforma Eco-Escolas):
Fase 1 – até 31 de maio
- Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal e sobremesa, em documento .pdf.
- Memória descritiva:
Informação obrigatória (formato .pdf)
– Valor energético total da ementa;
– Aspetos da dieta mediterrânica considerados;
– Envolvimento da comunidade. - Registo fotográfico
De cada um dos pratos em formato .JPG ou .PNG. - Informação extra: cálculo do valor económico do prato em euros (para 2 pessoas e individual) e cálculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).
Fase 2
Um vídeo (3 minutos) da confeção do prato principal da ementa. O trabalho deve ser disponibilizado no YouTube e o link deverá ser colocado na plataforma Eco-Escolas.
Destinatários
Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário
(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)
Prazos
FASE 1 – prolongada até 31 de maio
FASE 2 – até 31 de maio
Prémios
Cheques Pingo Doce,
tablets, discos externos ou máquinas fotográficas.
Inspire-se
O Pingo Doce criou a Juliana, uma homenagem à Dieta Mediterrânica à portuguesa, aos seus saberes e sabores milenares, desde os segredos na cozinha, às mãos que trabalham o campo e a quem prepara e serve refeições autênticas, temperadas com a nossa história e a nossa essência, para alimentarem o nosso futuro.
Fique a conhecer melhor aquele que é um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo, clicando AQUI
Não deixe de assistir ao documentário, um trabalho sobre oito mulheres portuguesas que, em oito regiões – de norte a sul do país, passando pelas ilhas –, unem os seus à volta de um prato de sopa, demonstrando a forma como diferentes regiões interpretam este padrão alimentar.