Trabalhos 2021/2022
A Viagem dos Alimentos
1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Águeda ( 2 trabalhos )
Escola EB1/JI de Águeda (Águeda)
A Viagem dos Alimentos - De onde vem o peixe que chega à nossa mesa? Após diálogo com os alunos e dinamizado o objetivo deste projeto, alertar para a PEGADA ECOLÓGICA que realizamos com as escolhas que fazemos diariamente, facilmente, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de infância da Castanheira (Águeda)
O diálogo surgiu na refeição do almoço a partir da pescada com uma adivinha sobre a mesma, daí surge um diálogo que teve continuidade após o almoço e onde foi colocada uma pergunta às crianças: COMO CHEGA O PEIXE AO […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alenquer ( 1 trabalho )
Escola EB de Alenquer (Alenquer)
A Viagem dos Alimentos Memória descritiva: O desafio “A Viagem dos Alimentos” iniciou-se com a apresentação do tema. Os pescados escolhidos foram a sardinha e a pescada. A sardinha por ser um peixe muito popular e conhecido por todos os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amadora ( 1 trabalho )
Jardim de Infância Nº 2 Brandoa (Amadora)
MEMÓRIA DESCRITIVA Este trabalho teve a participação das crianças das 4 salas do jardim- de- infância Nº 2, da Brandoa. A motivação para a realização deste trabalho prendeu-se com o facto de as crianças estarem bastante sensibilizadas para as temáticas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Anadia ( 1 trabalho )
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
Idade dos alunos: 9/10 anos Número e envolvimento dos alunos: Na elaboração da Banda Desenhada estiveram envolvidos os 13 alunos da turma do 3º/4ºB da EB Vilarinho do Bairro/ Agrupamento de escolas de Anadia. No entanto, o trabalho escolhido pela […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 2 trabalhos )
Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)
Tudo começou com o desafio proposto pela atividade: Alimentação Saudável e Sustentável Falando da nossa alimentação, do peixe que cada um come em casa, de onde vem e qual o preço do quilo; perguntas enviadas para casa sobre o pescado […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
A VIAGEM DOS ALIMENTOS De onde vem o peixe que chega à nossa mesa? Foi feita uma introdução do tema e da temática com o objectivo principal de criar uma história onde os heróis foram os peixes e toda a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arouca ( 1 trabalho )
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
Desafio Viagem dos Alimentos “Paixão de verão” História elaborada pelos alunos do 3.º ano da Escola Básica e Secundária de Escariz Os trabalhos foram iniciados com a escolha dos protagonistas da história. A seleção foi consensual, recaindo no bacalhau como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, foi trabalhado, dentro do tema Alimentação saudável e sustentável, o subtema da Pesca (tipos e métodos de pesca, pesca sustentável). Os alunos, em cada turma, fizeram pesquisas prévias em casa e, a seguir, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 1 trabalho )
Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)
O nosso trabalho está em forma de cartaz, onde podemos ver a viagem do nosso peixe atum, o atum é uma espécie de peixe que costumamos consumir na nossa região. Assim para iniciarmos o nosso trabalho fizemos uma visita pelo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 1 trabalho )
Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)
O projeto “Viagem dos Alimentos” foi direccionado e apresentado aos grupos do 1º e 2º ano. Realizaram-se várias sessões de pesquisa a fim de descobrir os animais da costa portuguesa e outros, os “turistas” que eles conhecessem. Cada aluno desenhou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Chaves ( 1 trabalho )
Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Chaves)
O “bichinho” despertou quando trabalhamos o Dia Mundial da Terra (por causa do lixo que vai ter aos rios e ao mar). Arrancou quando fizemos uma visita à cozinha do refeitório da escola, para o grupo ver o salmão que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 2 trabalhos )
1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)
A escolha dos nossos alimentos foi feita com base nas preferências das crianças envolvidas neste projeto. Considerando fundamental serem alimentos saudáveis e sustentáveis, a maçã e a laranja foram os escolhidos. A maior parte da informação recolhida para este trabalho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
O projeto “A viagem dos Alimentos” foi trabalhado com o grupo misto (4/5anos) do pré-escolar, tendo-se iniciado a abordagem da temática no início do ano letivo 2021/2022. No dia 16 de novembro de 2021, comemorou-se o Dia Nacional do Mar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 1 trabalho )
Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)
Depois de explicado de que se tratava o trabalho e debatido o tema, onde se debateu questões como de onde vem o peixe que nós comemos?; Como chega o peixe aos nossos pratos? Como é conservado até chegar até nós? […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
A turma AR2, durante o estudo dos animais, na área de Estudo do Meio, ficou curiosa em saber mais informações sobre o bacalhau, um peixe que não é pescado na nossa costa, mas que é cozinhado no nosso país de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)
A partir da exploração do tema da “Biodiversidade da minha região”, os alunos ficaram a conhecer as diversas espécies de flora e fauna existentes no arquipélago da Madeira. Após pesquisarem sobre os peixes existentes nos mares das nossas ilhas, uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Escola Básica de Silveirinhos (Gondomar)
Os alunos mostraram muito interesse nesta atividade. Começamos pela pesquisa e depois o trabalho de grupo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gouveia ( 1 trabalho )
Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)
A ideia destas duas personagens da história (sardinha e bacalhau), surgiu de conversas que tivemos com as crianças sobre os peixes que conheciam e dos que comiam mais vezes em casa. Depois, pedimos às crianças que perguntassem aos Pais o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 2 trabalhos )
Centro Social das Taipas (Guimarães)
A ideia surgiu na altura de Natal. Posteriormente a ideia foi amadurecida, feito a pesquisa com os miúdos na Internet e posteriormente realizada a história. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB S. Faustino (Guimarães)
Para chegar à ideia foi só necessário uma das refeições no refeitório da escola constar peixe. Geralmente as crianças e os alunos em geral não gostam de peixe. Desconhecem em grande parte a sua origem, o seu nome e como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ílhavo ( 1 trabalho )
Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)
As crianças do Centro Infantil de Ílhavo-grupo dos 5 anos e a Educadora Carla Canha visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo que nos conta a historia da epopeia do bacalhau magistralmente.Nos nossos dias, inclui também um Aquário de Bacalhaus em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )
Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))
O trabalho iniciou com uma pesquisa dos alunos sobre a origem do pescado consumido. Sempre que na ementa semanal surgia algum peixe desconhecido também verificavam a sua origem e características. Depois foram criados grupos de trabalho, onde cada grupo se […]
Ver a página do trabalho aqui.
Machico ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)
O desafio “A Viagem dos Alimentos” iniciou-se com a apresentação e explanação do regulamento do referido passatempo. Como forma de motivação, foram ainda abordadas algumas questões relativas à vida no Mar, às espécies que nele encontram o seu habitat, quais […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 1 trabalho )
Jardim de Infância do Milharado (Mafra)
No nosso Jardim de Infância, todos os anos nos deparamos com crianças que chegam com hábitos alimentares pouco desenvolvidos. As crianças não trazem o paladar educado para a diversidade de sabores e texturas, o que torna a hora da refeição […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 2 trabalhos )
Escola Básica da Igreja Velha (Matosinhos)
1º Ano - Turma E Conversando com os alunos, facilmente chegamos à conclusão de que as crianças não sabem "de onde vêm" muitos dos alimentos que consomem nem o "caminho" que percorrem até aos seus lanches ou pratos. Nesse sentido, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Memória descritiva Definição do Problema: Criação de uma história ilustrada entre peixes/ animais marinhos “nativos” e “turistas”, abordando a viagem que alguns alimentos fazem até chegar ao nosso prato, trabalhando com os alunos a questão da origem do pescado consumido. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mealhada ( 2 trabalhos )
Centro Escolar do Luso (Mealhada)
Na biblioteca do CEL os alunos, a partir da exploração de uma história manifestaram as suas preferencias gastronómicas quanto aos peixes. Na altura o peixe mais votado foi o bacalhau e então visualizaram um video sobre a pesca do bacalhau. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância do Carqueijo (Mealhada)
O ponto de partida para esta atividade decorreu da conversa em grupo, sobre o fim de semana, e da partilha das vivências das crianças. Uma criança contou a sua ida à praia e que viu os pescadores a pescarem muitos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nazaré ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)
No nosso agrupamento os alunos têm a disciplina +Mar, por isso, assim que percebemos o tema desta atividade ficamos entusiasmados. Estiveram envolvidos os alunos das turmas do 1º e 2º anos do CEV, com idades compreendidas entre 6 e 8 […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nordeste ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste)
Memória Descritiva A turma D do 2.º ano da EB1/JI Manuel Inácio de Melo, pertencente ao Agrupamento da Escola Básica e Secundária do Nordeste e em resposta ao desafio lançado pelo projeto Eco-Escolas, escolheu como base para o seu trabalho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourique ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)
Motivo da escolha: Achigã espécie local (nativo); bacalhau, peixe de alto consumo em Portugal e de forte pegada ecológica. Como foi realizada a pesquisa: Consultas variadas na internet (Wikipédia; Relatorio-planeta-vivo-2020; vídeos no youtube sobre a Pegada Ecológica -Zero Associação Sistema […]
Ver a página do trabalho aqui.
Peniche ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Ferrel (Peniche)
Esta história foi criada pela turma do 1º/4ºanos e resultou de um projeto desenvolvido ao longo do ano letivo sobre "O consumo sustentável de pescado". Este trabalho envolveu todas as turma da EB1 de Ferrel e partiu da falta de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta do Sol ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Numa das atividades falarmos sobre o Projeto, a Alimentação e o Pescado, nos peixes típicos e mais consumidos na ilha da Madeira, o peixe espada preto foi o mais referido. Depois os alunos falaram em vários peixes que conheciam e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Praia da Vitória ( 1 trabalho )
Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)
Azormar é nome fictício que reúne os termos "Açores" e "Mar". Inspirado nos peixes das redondezas das nossas ilhas, a turma elaborou colaborativamente a história que segue em pdf sobre a viagem deste peixe, caso fosse capturado. Por sorte e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
Participantes: 3º e 4º anos 1º passo: visita à cantina à hora do almoço, cujo 2º prato era peixe 2º passo: pesquisa do peixe servido ao almoço, tipos de peixes endémicos ou não, comestíveis e diferenciação entre peixes, mamíferos marinhos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 1 trabalho )
Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)
Os alunos do 1º ano trabalharam através de uma banda desenhada o caminho que faz um tomate até chegar à sua mesa. Os alunos puderam observar através da sua horta, todo o procedimento desde a preparação do terreno, à plantação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 2 trabalhos )
Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)
A turma do 4º Ano - C da EB Sesimbra acolheu de imediato o desafio da atividade: “A viagem dos alimentos: De onde vem o peixe que chega à nossa mesa?”. Para a concretização deste projeto, os alunos iniciaram a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Aiana de Cima (Sesimbra)
Depois da visita à doca pesca de Sesimbra, os alunos mostraram muito interesse em construir uma história, sobre esta temática. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A concretização deste desafio resultou de um trabalho coletivo, desenvolvido por um grupo de quatro alunos da turma D do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, com necessidades educativas especiais. Numa primeira abordagem, foi trabalhado o tema: “A importância do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)
A turma do 4.ºF aceitou o desafio e meteram mãos ao trabalho. Depois de debaterem decidiram que as personagens da sua história seriam o bacalhau (da Noruega) e a Truta (bem portuguesa). Pesquisaram, quer em livros, quer na web e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Valongo ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Carvalhal (Valongo)
Em articulação com a área curricular de Estudo do Meio no âmbito do estudo do conteúdo “A atividade piscatória no meio local“, os alunos do 3ºA selecionaram por votação o alimento “nativo” e o alimento “turista”, respetivamente, a sardinha e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
As crianças que frequentam a turma do 1.º ano do Colégio Oceanus com o apoio das respetivas famílias, realizaram um pequeno inquérito sobre os peixes que eram mais consumidos nas suas famílias. Após um debate, em grande grupo sobre estes […]
Ver a página do trabalho aqui.