Alimentação Saudável e Sustentável | Desafios 2018/2019
Brigada da Cantina
O desafio da “Brigada da cantina” é um dos desafios propostos, para todos os níveis de ensino, onde se pretende que haja um grupo de alunos para monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar, analisar as questões do ruído nas cantinas e refeitórios, entre outras.
Painel | Alimentos do Mar
Neste desafio, também para todos os níveis de ensino, pretende-se que seja criado um “Painel dos Alimentos”, com informação específica relativa às espécies de peixe mais consumidas pelas crianças e jovens. Pretende-se que seja identificada, no painel, informação sobre a sustentabilidade das espécies (como o seu estado de conservação e o tamanho mínimo de captura) e os benefícios nutricionais do seu consumo. O intuito é ficar exposto no bar ou na cantina da escola, para que todos os alunos possam ter acesso a esta informação.
Alimenta a tua criatividade
Este desafio é destinado às escolas de jardim-de-infância e 1º ciclo. Pretende-se a criação de pratos compostos por peças de fruta da região e vegetais, com uma apresentação criativa. O intuito é a de apresentar os alimentos saudáveis que as crianças frequentemente apresentam mais resistência a consumir de uma forma apelativa e divertida, de forma a estimular esse consumo.
Eco-Ementas
O desafio das “Eco-ementas” destina-se a alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e superior, e propõe-se a elaboração de uma proposta de ementa da estação primavera/verão, para apresentar à restante comunidade escolar e que seja reprodutível na cantina da escola. O enfoque para este ano será, não apenas a alimentação saudável e sustentável, mas também o desperdício alimentar. Os autores das melhores ementas serão convidados a participar nas provas regionais Eco-Cozinheiros.
Eco-Cozinheiros
Nota: Apenas eco-ementas selecionadas
As eco-ementas selecionadas são convidadas a integrar as provas regionais em que os alunos, com a supervisão dos professores, terão de cozinhar ao vivo as ementas propostas. As equipas vencedoras de cada prova regional serão convidadas a integrar a prova final nacional, onde irão cozinhar novamente a sua ementa proposta de primavera/verão.
Eco-Festas
Alertar para a importância de encarar os eventos escolares, como um momento privilegiado de comunicação à comunidade das preocupações ambientais e responsabilidades da escola enquanto Eco-Escola. As festas, consoante o seu nível de sustentabilidade, podem ser distinguidas com 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas.