Eco-cozinheiros
Situação atual: devido ao estado de emergência declarado esta atividade foi cancelada para o ano letivo 2019-2020.
Foi realizada uma prova ao vivo (regional de Coimbra) e foram encontrados os vencedores destas provas. Entre as escolas selecionadas previamente para as provas ao vivo será atribuído um prémio às melhores propostas de ementas com video.
Será criado um novo desafio complementar aberto novamente a todas as escolas que pretendam participar, em trabalhos individuais que possam realizadas em família. VER AQUI
O objetivo dos eco-cozinheiros é incentivar a confeção de alimentos pelas crianças e jovens.
As eco-ementas selecionadas são convidadas a integrar as provas regionais em que os alunos, com a supervisão dos professores, terão de cozinhar ao vivo as ementas propostas. As equipas vencedoras de cada prova regional serão convidadas a integrar a prova final nacional, onde irão cozinhar novamente a sua ementa proposta de primavera/verão.
Provas regionais e final
Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário
(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)
Constituição das equipas
Cada escola seleciona uma equipa que poderá ser constituída por grupos constituídos com o mínimo de 2 e o máximo de 4 alunos, e 1 a 2 adultos (professores ou outros elementos da escola). Cada equipa poderá então apresentar na prova o máximo 6 elementos. Os alunos terão de fazer todos os procedimentos para elaboração dos seus pratos, os professores ficam apenas a supervisionar a prova.
Ingredientes
Cada equipa deverá trazer todos os ingredientes que necessita e cozinhar a ementa proposta de primavera/verão, sendo responsável pelo transporte, acondicionamento e estado de conservação dos seus ingredientes.
Duração da prova
A atividade no total deverá ter cerca de 4 horas, na qual os alunos deverão elaborar o menu completo (entrada, prato principal, sobremesa e bebida) no máximo de 3h, seguindo-se a avaliação do júri, provando cada uma das confeções do menu de cada equipa, devidamente empratado).
Regras de higiene e segurança
Os alunos que irão prestar provas e os respectivos professores que irão supervisionar deverão cumprir regras de higiente e segurança nas cozinhas, nomeadamente:
– Utilização de calçado fechado e antiderrapante (ex: sapatilhas)
– Utilização de calças de ganga
– Utilização de avental
– Utilização de barrete ou touca
– Todos os alunos (independentemente do sexo) que tenham o cabelo comprido deverão usar o cabelo preso, além de terem igualmente de usar barrete ou touca.
Prazos
As provas regionais decorrerão em março de 2020; a nacional em abril de 2020.
Critérios de avaliação
Os pratos confecionados nas provas eco-cozinheiros serão avaliados de acordo com os critérios:
– Exequibilidade em cantinas escolares
– Nível de organização da equipa (divisão de tarefas, higiene, desperdício, técnica)
– Empratamento e estética (ex: cor)
– Grau de cozedura, textura, combinação
– Sabor/paladar
– Valor nutricional e sustentabilidade do menu
Prémios
A definir.