Eco-ementas
Situação atual: este desafio encontra-se fechado pelo que já não é possível a inscrição na atividade, mas caso tenha realizado o trabalho pode submetê-lo.
Os alunos devem realizar uma refeição completa de almoço, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão, que seja reprodutível na cantina da escola e deverão executá-la para apresentar à restante comunidade.
As ementas deverão ser pensadas pelos alunos, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época e da sua região. Também se pretende que os alunos saibam calcular o valor energético total da mesma, para tal têm como apoio a tabela de composição nutricional do Instituto Dr. Ricardo Jorge, bem como os rótulos de alguns alimentos.
Metodologia
Com a colaboração do(a) professor(a) coordenador(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à estação primavera/verão.
A quantidade de referência deverá ser para 4 pessoas.
Submissão a concurso
Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário
(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)
Informação solicitada
1) Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida
2) Memória descritiva
Informação obrigatória
– Valor energético total da ementa;
– Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados;
– Envolvimento da comunidade.
3) Registo fotográfico e um breve vídeo (máx. 3 min) da elaboração da ementa e resultado final
4) Informação extra
– Cálculo do valor económico do prato em euros (para 4 pessoas e individual);
– Calculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).
Prazos
Deverão ser enviadas as ementas e respetivas memórias descritivas através da plataforma das Eco-Escolas até 14 de fevereiro de 2020.
Critérios de avaliação
As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:
- Criação de ementas nutricionalmente saudáveis, equilibradas, variadas;
- Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
- Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
- Registo das principais etapas do processo de elaboração.
Prémios
Será realizada uma seleção regional das melhores ementas e, posteriormente, uma prova regional Eco-Cozinheiros, onde os alunos serão convidados para cozinhar ao vivo a ementa proposta, sob a supervisão dos professores. Os vencedores de cada região serão convidados a integrar a prova final nacional Eco-Cozinheiros, onde deverão cozinhar novamente o menu proposto.
Eco-Ementas | Exemplo
O exemplo de ementa primavera/verão pode ser descarregado para visualização aqui.