Alimentação Saudável e Sustentável

Atividades Ano Letivo 2025/2026

 

Receitas Sustentáveis têm Tradição

Destinatários: Todos os graus de ensino.

Existem receitas que nos acompanham ao longo dos anos, ao longo da vida. Receitas antigas, que se tornam as favoritas da família e que vão sendo reproduzidas ao longo das gerações. O objetivo desta atividade é demonstrar que a tradição da gastronomia portuguesa e a sustentabilidade caminham de mãos dadas. As nossas receitas ancestrais portuguesas, com fortes raízes mediterrânicas, são ricas em ingredientes locais, são frugais, juntam a família à mesa e são das mais sustentáveis.

 

Brigada da Cantina

Destinatários: Todos os graus de ensino.

A Brigada da Cantina visa a existência de um grupo de estudantes para monitorizar e registar atitudes, assim como zelar e promover a adoção de bons hábitos de alimentação, de higiene e saúde. Os estudantes que constituem a Brigada, incentivam à redução do desperdício alimentar e analisam as questões do ruído nas cantinas e refeitórios, entre outros aspetos. Os resultados da Brigada devem ser apresentados à comunidade escolar.

 

Eco-Lanches

Destinatários: Escalão 1 – Jardim de Infância e 1º ciclo.

O objetivo desta atividade, é realizar ementas de 5 Eco-Lanches  diferentes, com a informação específica em relação aos alimentos contidos e os seus benefícios. Devem ainda realizar individualmente ou em grupo um recipiente, Eco-Lancheira, com materiais reutilizados. A elaboração de Eco-Lanches visa, entre outros aspetos, o envolvimento ativo das famílias, sendo o objetivo do mesmo a análise do conteúdo das lancheiras em termos de saúde (ex: nutrientes dos alimentos e das bebidas) e sustentabilidade (ex: origem, embalagens) dos produtos que as crianças trazem habitualmente para os seus lanches.

 

Painel dos Alimentos: Sal

Destinatários: 2 escalões (Escalão 2 e Escalão 3).

Esta atividade propõe que os estudantes investiguem e percebam o impacto que o sal tem na alimentação. Este desafio deverá envolver a realização de um questionário, na turma, sobre os alimentos que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola e a realização de uma pesquisa sobre as consequências do consumo excessivo de sal.

 

Jogo da Dieta Mediterrânica (Físico ou Digital)

Destinatários: 2 escalões (1º Escalão e 2º + 3ª Escalão).

Esta atividade desafia os alunos a elaborarem um Jogo, (pode ser físico ou digital) tem como objetivo incentivar os estudantes a pesquisar mais sobre a Dieta Mediterrânica e os seus 10 Princípios.

 

Eco-Ementas Mediterrânicas

Destinatários: 4 escalões etários -> A – 10-12 anos B – 13-15 anos C – Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional – sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades seniores, etc.). D- Escolas Profissionais com cursos de cozinha/pastelaria.

O objetivo desta atividade é o de dar a conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Assim os jovens deverão pesquisar, pensar e criar receitas que cumpram os princípios desta Dieta e que, sejam exequíveis (em matéria de preço final, disponibilidade local e valor nutricional, entre outros a considerar pela escola(s)/turma(s)) de confecionar em cantina escolares ou em restaurante (consoante o escalão etário).

 

Eco-Cozinheiros

Destinatários: 4 escalões etários -> A – 10-12 anos B – 13-15 anos C – Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional – sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades séniores, etc.). D- Escolas Profissionais com cursos de cozinha/pastelaria.

A atividade dos Eco-Cozinheiros tem como objetivo incentivar os estudantes a confecionarem refeições saudáveis e sustentáveis. As equipas com as melhores Eco-Ementas são convidadas a integrar as provas dos Eco-Cozinheiros, terão de cozinhar, ao vivo as ementas propostas.

Desafios

 

Receitas Sustentáveis têm Tradição


Brigada da Cantina


Eco-Lanches


 

Painel dos Alimentos: Sal


Jogo da Dieta Mediterrânica


 

Eco-Ementas Mediterrânicas

 


Eco-Cozinheiros