Atividades sobre alimentação em Eco-Escolas
Exemplos de atividades realizadas em Eco-Escolas no âmbito da Alimentação Saudável e Sustentável.
Cinco peças de fruta e legumes por dia: A receita para crianças felizes
Dia 18 de outubro 2016, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) abriu as portas, naquela que foi a primeira iniciativa do projeto de sensibilização alimentar “5 por Dia” deste ano, para receber duas turmas do Externato Padre António Vieira. As 34 crianças, de uma turma do 5º e outra do 6º ano, tiveram a oportunidade de passar um dia diferente a aprender, de forma interativa, a importância de terem uma alimentação saudável e variada.
ETPC promove hábitos saudáveis na Semana da Alimentação
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) realizou, pela primeira vez, entre os dias 17 e 19 de outubro, a “Semana da Alimentação Saudável”. Esta iniciativa teve a intenção de sublinhar a importância de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, focando a atenção na alimentação e teve como objetivo geral promover hábitos alimentares saudáveis.
Agrupamento de Escolas André Soares
Na semana de 17 a 21 de outubro o Eco-escola do AE André Soares associou-se à equipa PES (programa de Educação para a Saúde) uma vez que o tema deste ano está relacionado com as alterações climáticas e a sua influência na agricultura e consequentemente nos produtos. Foi realizada uma sessão sobre “Alimentação Saudável e Sustentável”, que decorreu com grande interação de todos, criando um momento único e de caráter pedagógico de grande relevância.
EB 2,3 de Briteiros
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, os alunos e alguns professores, da EB 2,3 de Briteiros, prepararam com carinho uma salada de fruta e paezinhos de sementes para todos.
EB Professor Noronha Feio (Queijas)
Os alunos da EB Professor Noronha Feio fizeram uma exposição alusiva ao Dia Mundial da Alimentação.
Agrupamento de Escolas do Carregado
De mãos dadas com a “Alimentação” assim esteve o Agrupamento de Escolas do Carregado, como forma de celebração do dia Mundial da Alimentação.
EB de Moure e Ribeira do Neiva
Entre outras iniciativas, na EB de Moure e Ribeira do Neiva, o almoço lembrou o Dia Mundial da Alimentação. Paralelamente, a Biblioteca realizou a atividade “Ementa de Livros” e publicou uma brochura sobre a alimentação saudável.
Escola Rodrigues de Freitas
Na Escola Rodrigues de Freitas foi feita a celebração de duas comemorações, a do Dia Mundial da Alimentação e a do Ano Internacional das Leguminosas. Provaram-se patês de leguminosas, incentivando assim o consumo destes alimentos. Uma delícia!!
JI/ EB do Prado em Vila Real
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, no JI/ EB do Prado em Vila Real, fez-se uma desfolhada com todos os meninos, onde quem encontrá-se o milho rei teria de abraçar os colegas!
Escola Básica Fialho de Almeida – Cuba
Estes foram alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Básica Fialho de Almeida, como forma de celebração do Dia Mundial da Alimentação.
Centro Escolar de Sangalhos
Como forma de celebração do Dia Mundial da Alimentação, os docentes e não docentes do Centro Escolar de Sangalhos realizaram II Edição da Feira da Alimentação, que foi um sucesso.
EPATV
A EPATV comemorou o Dia Mundial da Alimentação com uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a relevância de uma alimentação saudável e sustentável, desde exposição de trabalhos, palestra “Sabes o que comes?”, e preparação de refeições saudáveis.
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
O açúcar que comes quando bebes: impacto de uma estratégia de consciencialização.
Publicação de artigo em Acta Portuguesa de Nutrição, pp. 18.
Cooperativa de Ensino Ancorensis – Dia da Alimentação
Escola Profissional Amar Terra Verde
Aprender, ensinar e saborear ementa saudável, sustentável e multicultural
Assinalando o Dia Mundial da Alimentação, a Eco-Escola EB 2, 3 da Galiza, em S. João do Estoril, foi palco, no dia 16 de outubro, de diversas iniciativas que visavam informar e alertar para o impacto das opções relativas à alimentação, na saúde e no ambiente. A diversidade multicultural desta escola foi ainda potenciada no Festival Gastronómico com receitas de diversos países. Esta iniciativa contou com a participação da Agrobio, Delegação portuguesa da Unesco, Câmara Municipal de Cascais e Associação Bandeira Azul da Europa.
(1) A comemoração do World Food Day, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura
(2) IYOP tem como principal objetivo posicionar as pulses (grupo de 12 culturas que inclui feijões, ervilhas secas, grão de bico e lentilhas) como uma fonte principal de proteína e outros nutrientes essenciais, como fibras e várias vitaminas.
(3) Projeto galardoado com o Green Food Awards 2014
EB 2,3 da Galiza | Cascais
Dia Mundial da Alimentação
EB 2,3 João Garcia Bacelar | Cantanhede
Mesas saudáveis abrem o apetite
“Com muito amor e carinho
Preparei esta refeição
Tem de tudo um pouquinho
Com equilíbrio e moderação”
A quadra, escrita num guardanapo, acompanhava uma proposta de pequeno-almoço apresentada, ontem, no concurso de mesas saudáveis, uma das actividades com que a EB 2,3 de Gualtar comemorou o Dia do Agrupamento Carlos Amarante.
A iniciativa partiu do projecto ‘Escola promotora de saúde’, mas mobilizou todas as turmas, incluindo as duas unidades de ensino estruturado do autismo, e o projecto ‘Eco-escolas’. O desafio foi apresentar um menu para uma das refeições do dia, seguindo as regras da alimentação mediterrânica e pondo à prova os conhecimentos adquiridos nas aulas, já que o 2.º e 3.º ciclos trabalham a alimentação.
A refeição foi pensada na turma e dois confeccionada em casa, mobilizando também as famílias, explicou Margarida Ales, coordenadora do projecto ‘Escola promotora de saúde’.
Até a Associação de Pais se associou e apresentou a sua mesa.
Ao todo, estiveram 32 mesas a concurso e a dificuldade do júri foi escolher, dada a qualidade das propostas. Por isso, os resultados vão depois ser afixados e foram criadas diversas categorias que incluem também a mesa mais original, a mais mediterrânica e até a mais económica.
EB 2,3 de Gualtar | Braga