Alimentação Saudável e Sustentável
O projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
Com o apoio da Jerónimo Martins
Com mais de 225 anos de história e experiência do negócio alimentar, o Grupo Jerónimo Martins opera em Portugal, Polónia e Colômbia partilhando sempre a mesma visão: democratizar o acesso a alimentação de qualidade.
A alimentação é a nossa paixão mas é também e a nossa maior responsabilidade. Enquanto especialistas alimentares, sabemos que podemos influenciar práticas e processos com impacto relevante no ambiente e nas pessoas. É por isso que incentivamos a adoção de boas práticas e de elevados padrões de qualidade ao longo de toda a cadeia de valor – desde a forma como compramos, passando pelos empregos que criamos e terminando no apoio que damos às comunidades onde estamos inseridos.
Saiba mais sobre a estratégia de Responsabilidade do Grupo Jerónimo Martins aqui e descubra histórias de sustentabilidade em: https://www.be-the-story.com/pt/
Objetivos
- (In)formar crianças e jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável;
- Contribuir para a educação para a saúde particularmente nos aspetos do combate à obesidade infantil/juvenil;
- Aplicar de forma prática conceitos presentes nos currículos das várias disciplinas, como roda ou pirâmide dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, ou a “pegada” dos alimentos que chegam ao nossos pratos, entre outros;
- Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade;
- Incentivar o aparecimento de alternativas alimentares mais saudáveis, simples e exequíveis;
- Articular com outros projetos já existentes tais como as “Hortas Bio nas Eco-Escolas” ou o “Programa de Educação para a Saúde”;
- Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e conhecimento prático de confeção de alimentos;
- Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
Metodologia
É proposto às escolas um conjunto de desafios que visa, por um lado, motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e, por outro, incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-ementas) que possam vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar mas também em casa.
Recomenda-se que antes de concretizarem os diversos desafios as crianças e jovens sejam incentivadas à investigação sobre o tema.
Poderão para isso recorrer à secção de informação e inspiração disponibilizada.
Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nos seguintes escalões:
ESCALÃO 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
ESCALÃO 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
ESCALÃO 3: ensino secundário, profissional e universitário
O projeto deverá ser trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão.
Como participar
As escolas devem inscrever-se na plataforma das Eco-Escolas, através do professor coordenador do Programa Eco-Escolas, o qual fica responsável por estabelecer a metodologia de trabalho do grupo e por submeter a informação solicitada nos prazos estabelecidos.
A apresentação do projeto a concurso realizar-se-á através do envio de informação em diversas épocas do ano.
Prazos
Inscrições na Plataforma Eco-Escolas: até 28 de fevereiro
Submissão dos Trabalhos: até 31 de maio
Equipa
Fazem parte da equipa do projeto, como parceiros e/ou elementos do júri, as entidades aqui mencionadas.