Trabalhos 2016
Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
Atividade: A - painel de bebidas
Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
										Processo:
										A elaboração do nosso painel resultou de um trabalho prévio de recolha de embalagens de refrigerantes vazias, da leitura e análise da rotulagem, da investigação de alguns ingredientes contidos nas bebidas (conservantes, açúcares…) e dos efeitos, do consumo excessivo de açúcar, na nossa saúde. A investigação e pesquisas foram realizadas nas aulas TIC com recurso à Internet. Estas pesquisas foram realizadas em grupos e delas resultaram apresentações. 
A nossa participação neste desafio envolveu ainda a realização de um questionário a toda a comunidade educativa da escola (74): alunos (59), professores (16) e auxiliares (8). 
O questionário realizado à comunidade escolar permitiu-nos aferir sobre alguns hábitos dos entrevistados, quanto à ingestão de sumos e refrigerantes no seu dia-a-dia, fora da escola, dado que na escola não é facultado o acesso ao consumo de refrigerantes.  
Na sala de aula, e, em grupo, os alunos analisaram os inquéritos e realizaram um trabalho estatístico determinando a frequência absoluta, frequência relativa e percentagem.  
Das bebidas mais frequentemente consumidas pela comunidade escolar foi selecionado um conjunto de 12 para a elaboração do nosso painel de bebidas.  
Uma vez selecionados os refrigerantes determinou-se o cálculo total de açúcar por lata/garrafa exposta, representando essa quantidade através de pacotes de açúcar. 
O painel de bebidas reúne ainda informações específicas sobre a quantidade de açúcar contido nas bebidas mais consumidas pela comunidade e um alerta para os efeitos do consumo excessivo de açúcar, na nossa saúde.                                    
										Características do painel:
										O nosso painel foi construído com recurso à reutilização de cartão, possui uma dimensão superior a 1m2 (1,13m2) e encontra-se afixado na cantina da nossa escola.                                    
Inquérito:
Registo fotográfico: