Trabalhos 2016

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Atividade:  C - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada Pedaços de gelatina com queijo magro
Sopa Legumes
Prato Salmão grelhado com salada de legumes salteados
Salada Milho/alface /pepino
Sobremesa Fruta da época ( melão/melância)
Bebida Água

Memória descritiva:
Foi proposto aos alunos para pensarem em ementas de uma refeição completa de almoço que fosse uma referência saudável e sustentável para apresentar á comunidade escolar e se possível aplicável durante uma semana na cantina escolar.
Os alunos iniciaram por um trabalho de pesquisa como criar uma ementa com um valor nutricional e equilibrado para as necessidades dos alunos com maus hábitos alimentares. O objetivo foi encontrar refeições saudáveis, equilibradas, racionais e completas que ajudem a preencher as necessidades nutricionais dos jovens.
A presença da sopa foi aceite por todos os alunos responsáveis pela elaboração das ementas, já que fizeram o balanço do seu valor nutricional e acharam de extrema importância a sua implementação diária, preferencialmente de legumes, alguns provenientes da horta biológica da escola.
Outra preocupação foi inserir alternadamente uma refeição de peixe, outra de carne.
O tipo da ementa também foi tido em conta a confeção dos alimentos (evitando os fritos, as gorduras saturadas….), não só pela saúde dos alunos, mas também para evitar a descarga por descuido das funcionárias da cantina, do óleo no ralo da banca.
A fruta da época ou gelatina foram uma grande aposta nas ementas, devido ao baixo nível dos valores de calorias e de açúcares.
A Água foi eleita a bebida primordial, proibindo a entrada de qualquer bebida açucarada e gasificada.
Ao nível da sustentabilidade, na elaboração das ementas conseguiu-se incutir nos alunos um conjunto de práticas e ensinamentos sustentáveis, apostando na confeção de produtos biológicos principalmente vegetais, tanto para a sopa como para as saladas, o quanto possível recolhidos na nossa horta biológica. Ao inserir muitos vegetais crus na ementa, pensou-se na poupança da energia, já que não é necessário cozer os alimentos (diminuição dos gastos de gás e eletricidade). Ao mesmo tempo os alunos levaram para casa e para o seio familiar os bons hábitos alimentares e até por em prática em casa a ementa elaborada.
Foi feito o cálculo do balanço nutritivo da mesma, calculando os seus valores ao nível das calorias, proteínas, lípidos, hidratos de carbono e fibras, para controlar o consumo diário aconselhado.
Houve um grande envolvimento por todos os intervenientes na elaboração da ementa, desde os 7 alunos do Clube do Eco Escola, professores de Ciencias Naturais e Matemática para faerem o calculo nutricional das ementas, assistentes operacionais da cantina escolar, encarregados de educação e pais. Todos contribuíram no seu conjunto para a elaboração da mesma.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: