Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
Atividade: C - eco-ementas
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
										Ementa:
										Entrada – SALADA DE 3 COUVES 
2 chávenas de couve verde cortada em juliana 
1 Chávena de couve roxa cortada em juliana 
1 chávena de couve lombarda cortada em juliana 
1 cenoura ralada 
1 pimento vermelho em fatias finas 
4 colheres de sopa de groselhas partidas aos bocados 
2 colheres de sopa de sementes de abóbora  
1 colher sopa de sementes de sésamo  
Tostar as sementes e juntar a azeite extra virgem e um bocado de vinagre de maçã. Regar a salada com este molho. 
Prato principal:  peixe estufado numa cama  de espinafres acompanhado com batata a murro  
Ingredientes	Preparação 
Água 
Batata 
Pescada 
Cebola, 
Azeite extra virgem 
Ervas aromáticas a gosto 
Espinafres 
Alho	 
As batatas devem ser cozidas e depois colocadas no forno já levemente esmagadas e temperadas com azeite aromatizado, até ficarem levemente tostadas..  
Fazer um estrugido com azeite, cebola, alho, ervas aromáticas a gosto. Acrescentar o peixe – postas de pescada, temperar com uma pitada de sal e deixar cozinhar em lume brando até ficar cozido.   
À parte fazer um molho bechamel e juntar os espinafres levemente cozidos. Este preparado serve de cama ao peixe estufado. 
Sopa – Creme de cenoura, ervilhas e curgete 
Ingredientes	Preparação 
Cenoura 
ervilhas 
curgete 
Água 
Azeite extra virgem 
Cebola 
Alho francês 
salsa 
Sal (qb)	Aquecer a água até ferver. Descascar e cortar a cenoura, as ervilhas, a curgete, o alho francês, a salsa e a cebola. De seguida colocar na panela com água a ferver e deixar cozer. Passar tudo até ficar um creme e colocar o azeite e uma pitada de sal.  
Bebida – Limonada natural 
Acompanhamento – Pão de centeio integral com azeite e orégãos 
Sobremesa – Salada de fruta (Maçã, pêra, morango, laranja, amoras silvestres e medronho)                                    
										Memória descritiva:
										Nestas receitas utilizam-se alimentos frescos produzidos na região  onde a escola se insere - que é essencialmente agrícola (promovendo e valorizando os seus produtos e a economia local) e damos preferência a alimentos vindos de actividade agrícola de pequenos produtores, onde os produtos fito-farmacêuticos são ainda pouco ou nada utilizados, potenciando, desta forma, uma alimentação saudável e sustentável do ponto de vista económico e ambiental. 
Utilizamos igualmente o peixe, uma vez que a escola se encontra perto de uma região piscatória e sendo uma excelente escolha para uma dieta equilibrada, saudável e sustentável, valorizando igualmente, a economia local. 
Foi feito o calculo nutricional e o respectivo equilíbrio nutricional das ementas através do link que se encontra no documento anexado. o resultado foi considerado muito satisfatório, senão mesmo excelente.                                    
Ementa:
Registo fotográfico:
Informação extra:
 
					