Trabalhos 2017

Escola Sup. de Educação de Santarém (Santarém)

Atividade:  C - painel dos alimentos

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Processo:
Breve descrição do projeto: O projeto consiste na realização de um painel 3D onde estarão evidentes vários alimentos, que são vendidos no bar da escola referida, bem como as quantidades de açúcar presentes nos mesmos. Este cartaz será exposto no bar para que todos os alunos possam visualizá-lo.
Objetivos:
• Sensibilizar a população estudantil da Escola Superior de Educação de Santarém para o consumo excessivo de açúcar;
• Consciencializar para a presença excessiva do açúcar na composição de diversos alimentos;
• Modificar alguns comportamentos alimentares ligados a este ingrediente;
• Dar a conhecer diversas aplicações tecnológicas, sobre o estilo de vida saudável.
Estratégias:
As estudantes realizaram uma pesquisa sobre a temática. De seguida, colocaram questões sobre a problemática no corredor principal da escola.
Posteriormente o grupo procedeu à elaboração de um painel em 3D, que está exposto no bar da Escola Superior de Educação de Santarém. Neste mesmo local esteve disponível um inquérito, que serviu de método de avaliação da atividade.
Avaliação:
Para avaliar este projeto as estudantes optaram por utilizar um inquérito, que aplicaram aos alunos da ESES. O inquérito colocado no bar da ESES foi respondido por 17 respostas, durante o mês de março.
Todas as pessoas que responderam ao inquérito consideram o tema abordado importante e que o painel utilizado para sensibilizar para o mesmo chama a atenção da importância deste.
Oito das pessoas que responderam ao inquérito assumem que não prestam atenção a quantidade de açúcar que consumem por dia, sendo que apenas duas dessas pessoas afirmam que ponderam começar a tomar mais atenção a este assunto, enquanto as restantes ficam na dúvida em relação a esta mudança de hábitos alimentares.
As restantes oito pessoas afirmam que já tem cuidado com a quantidade de açúcar que ingerem, sendo que três dizem que depois de visualizar o painel ainda ponderam tomar ainda mais atenção a este assunto.
Conclui-se que o painel foi útil, sendo que este permitiu atingir o objetivo principal que consistia na sensibilização para o consumo excessivo de açúcar.
Ainda assim, existem aspetos a melhorar, nomeadamente o facto de o grupo não conseguir expor todos os elementos que faziam parte do projeto em simultâneo, o que pode levar a que as pessoas não reconheçam a importância do mesmo.
Para além do inquérito aplicado o grupo teve atento as reações dos alunos ao painel, principalmente na hora de almoço, constatando que os estudantes se interessaram pelo painel.

Características do painel:
Tamanho: A1
Materiais:
• Tela;
• Açúcar;
• Sacos de plásticos pequenos;
• Embalagem dos alimentos/refrigerantes (incluindo rótulos);
• Rótulos identificativos da quantidade de açúcar;
• Papel autocolante com as questões colocadas ao longo do corredor principal da ESES;
• Cola quente e restantes materiais para a realização do presente projeto de sensibilização.
Local: Bar e corredor principal da Escola Superior de Educação de Santarém.

Registo fotográfico: