Trabalhos 2017-18

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Atividade:  A - brigada da cantina

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Da grande oferta de projetos que o eco-escolas abrangia, este foi o que despertou maior atenção aos amiguinhos da sala heterogénea 1. Falamos em grande grupo e todos deram opinião sobre alguns aspetos que achavam importantes e que deveriam ser analisados.
- Lavagem das mãos antes da refeição
- Ruído durante a refeição
- Mesa arrumada no final da refeição
- Lixo no chão depois da refeição
- Desperdício de comida
- Inclusão de fruta nas várias refeições
- Legumes que compõem a sopa
- Cores da comida no prato
- Compostagem
- Separação dos resíduos
Foi feito um quadro para registar todos estes aspetos, para depois refletir e ver o que acontece ao longo das semanas.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Todas as semanas, a brigada da cantina era formada por 4 meninos. Estes eram selecionados de acordo com o nosso quadro das tarefas de sala e eram crianças diferentes todas as semanas, com diferentes idades (dos 3 aos 5 anos).
Tínhamos diferentes tarefas que ora, eram atribuídas a todos os meninos do grupo da brigada, ora era realizadas individualmente. Por exemplo, o preenchimento do quadro das sopas "Achamos que os legumes que compõem a sopa de ___________ são:" e "Fomos à cozinha perguntar e a sopa de _______contém alguns alimentos, como:" eram, quadros que eram preenchidos em grupo. No primeiro registo, a partir do nome da sopa (consultada na ementa da semana), as crianças tentavam imaginar que legumes levava a sopa, posteriormente, iam à cozinha, novamente em grupo, e perguntavam que legumes levavam a sopa e já na sala, comparavam as duas "panelas", assinalando os legumes que tinham iguais.
Outra tarefa feita em conjunto foi a observação dos várias aspetos que a brigada da cantina achou por bem analisar, mais presentemente no refeitório. As crianças durante e depois da refeição observavam os vários aspetos e depois em sala falavam entre eles e faziam um registo seguindo uma legenda, sorriso contente-está tudo bem; carinha menos sorridente-por melhorar; e carinha triste-não está bem.
Uma tarefa que poderia ser feita individualmente ou a pares era a observação da lavagem das mãos pelas diferentes salas de jardim (4 salas de jardim de infância).
Apesar de as tarefas da brigada da cantina continuarem, foi feito um balanço geral dos registos que temos atualmente. Normalmente, à refeição o ruído é constante, não fosse um refeitório com 100 crianças, se bem que, existem algumas fases em que o ruído parece menor do outras. As mesas encontram-se arrumadas no final da refeição grande parte das vezes, mas relativamente ao lixo por baixo da mesa, dependendo do que é a refeição, às vezes tem algum. A separação do lixo é feita quer na sala, quer em toda a instituição, e para além de ser uma das tarefas da brigada, cada salinha de jardim tem essa tarefa uma vez por semana, tal como a nossa salinha. No que concerne à compostagem, mesmo antes de sabermos que íamos fazer parte deste projeto, a nossa salinha desde o início do ano letivo responsabilizou-se por "cuidar" de um compostor e é o que temos andado a fazer, aproveitando cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, folhas secas que caem ao chão, pinhas, ... . Quanto ao desperdício de comida, fomos perguntar à cozinha e as sobras de comida ou são deitadas aos cães ou aos porcos de algumas funcionárias da instituição.
Pelo que a brigada tem observado, a fruta tem sido variada em todas as refeições, desde o lanchinho da manhã, do almoço e do lanchinho da tarde. No que diz respeito às cores da comida no prato, maioritariamente os pratos são coloridos e podemos dizer que saudáveis.

Divulgação à comunidade educativa:
Relativamente à divulgação deste projeto à comunidade educativa, quando a brigada se dirigia quer à cozinha para perguntar sobre os legumes que compõem a sopa, quer às salas de jardim para observar a lavagem das mãos dos amiguinhos, era feita uma pequena apresentação do que andávamos a fazer e para que fim.
Para além disso, o nosso projeto da brigada foi partilhado pelos familiares através do nosso jornalinho da escola que segue todos os meses, explicando, a partir das palavras das crianças, que tarefas são feitas, como é feito o registo e outras atividades que pelo projeto vão surgindo.

Anexos: