Trabalhos 2017-18
Colégio D. Duarte (Porto)
Atividade: B - painel dos alimentos
Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior
Processo:
No âmbito da disciplina de Biologia de 12º Ano, associado ao tema da produção alimentar e da biotecnologia, foi proposto aos alunos das turmas C e F, que frequentam esta disciplina, a realização de um painel eco-bebidas, inserido no programa eco-escolas, associada ao tema alimentação saudável e sustentável.
Após do enquadramento da realização deste trabalho, os alunos foram submetidos a um questionário, apresentado em anexo, colocado oralmente e cujos resultados foram registados na mesmas folha do questionário em grelha preparada para o efeito. Os resultados deste questionário estão, assim, também apresentados em anexo no documento do inquérito.
Após este levantamento, a docentes pediu aos alunos que na aula seguinte trouxessem embalagens de diferentes bebidas, cada um ficou responsável por trazer uma diferente, de forma a que fossem analisados os rótulos e identificadas substâncias prejudiciais à saúde.
Na segunda aula, foram analisados os rótulos, identificadas as substâncias negativas, aditivos e açucares, mais particularmente, e feito o cálculo da quantidade destes últimos em cada bebida e numa medida uniforme para todos (100 mL). Após esta análise foi pedido aos alunos que escolhessem as bebidas, tendo em conta o estudo feito previamente, para serem apresentadas no painel.
Ainda nesta aula, elaborou-se um plano de como seria realizado o painel eco-escolas.
A construção do painel ocupou mais duas aulas, tendo este sido exposto.
Características do painel:
O painel apresenta as dimensões de 1,50 metros por 1,00 metros.
Os materiais usados foram: embalagens de bebidas, cartão, tintas, cola, folhas de papel normal, papel celofane e ondulado, balança, sacos plásticos pequenos, tesouras, fita-cola, rótulos, sacos de plásticos reutilizados e açúcar.
O painel foi afixado num cavalete à entrada do Colégio, numa exposição do dia das Ciências e depois na cantina, de forma a que toda a comunidade tivesse acesso.
Registo fotográfico: