Trabalhos 2017-18

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Atividade:  B - painel dos alimentos

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Após diálogo com os alunos intervenientes, foi decidido que o projeto devia assentar nos alimentos consumidos nos lanches da manhã e da tarde. Os alunos elaboraram um questionário sobre os alimentos mais consumidos pelos alunos nos seus lanches. O questionário foi aplicado a duas turmas do 2º ciclo e as duas turmas do 3º ciclo. Os resultados foram analisados e optou-se por basear o projeto na comparação entre dois alimentos: um dos mais consumidos e menos saudável e outro mais saudável. Em relação à bebida fez-se a mesma comparação. Para essa comparação, procedeu-se à leitura do rótulo nutricional dos alimentos processados e posterior investigação dos diversos ingredientes. Os alunos também consultaram a Tabela da Composição dos Alimentos (TCA) retirada do PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Depois de terem a informação nutricional em açúcares e gordura dos alimentos selecionados, foram efetuados os cálculos necessários para se obterem os valores por embalagem ou alimento, recorrendo a uma balança digital sempre que necessário (no caso do pão e bolo).

Características do painel:
O painel apresenta-se sob a forma de duas balanças para acentuar as diferenças das quantidades de açúcar e gordura, sendo essas balanças móveis. O nome "Painel dos Alimentos" apresenta-se na moldura de um quadro antigo de giz. Na totalidade o painel tem cerca de 1m de largura por 1,5m de comprimento.
Para atender à recomendação de reutilizar materiais, decidiu-se utilizar restos de madeira fornecidas e painéis de MDF, sobras de uma carpintaria local, como base do painel. A grande maioria dos elementos adicionados ao painel foram materiais reutilizados. Como representação da quantidade de açúcar utilizaram-se sacos com açúcar, identificados com a quantidade presente em cada alimento e para representar a gordura, plasticina.
O painel está colocado junto ao bar dos alunos.

Registo fotográfico: