Trabalhos 2018/2019

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

Atividade:  A - Brigada da Cantina

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
1. Ementa
1.1. Quantas cores de alimentos tem o menu do dia?
Sopa____ prato principal _____ fruta ou doce ______
1.2. Observa 6 alunos. Comeram tudo o que tinham no prato?
Regista aqui quantos comeram toda a sopa _____. Não comeram toda a sopa_____.
2. Higiene
2.1. Pergunta a 10 alunos: “- Lavaste as mãos antes de almoçares?”.
Regista aqui quantos responderam: Sim ___ ou Não___
3. Ruído
3.1. À hora do almoço, no refeitório, como é o nível do ruído?
Está bem assim. _____ Incomoda um pouco. _____ Incomoda muito. ____
Horrivelmente barulhento _____
4. Comportamento
4.1. Como classificas o comportamento dos alunos?
Calmos____ Faladores____ Respeitadores _____ Violentos ______
5. Reciclagem
5.1. Na cozinha fazem a separação dos resíduos? Pergunta a uma funcionária. Sim____ Não ____
Plástico____ pilhas ____ cartão e papel ____ vidros ____ comida_____
5.2. O que é feito com os restos e sobras de comida? __________________
Vai para o lixo_____ Fazem compostagem ______
6. Conservação e Asseio do refeitório
6.1. Qual o aspeto dos materiais do refeitório?
Portas* * partidas
Mesas * * limpos
Cadeiras * * sujos
Pratos e copos * * bom estado
Talheres * * lascados

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos que fazem parte da Brigada da Cantina, pertencem aos 3º e 4º anos. O envolvimento dos alunos é elevado, todos querem participar na monitorização do refeitório.
Para que a atividade funcione bem, as professoras organizam um calendário semanal: uma semana para cada turma- duas turmas do 3º e duas turmas do 4º ano- e em cada turma a respetiva professora, decide quem faz parte da Brigada da Cantina, segundo determinados critérios.
Há três turnos de refeições, na cantina:1ºturno)alunos do jardim de infância, 2ºturno) alunos dos 1º e 2º anos, 3º turno) alunos dos 3º e 4º anos.

Divulgação à comunidade educativa:
A comunidade educativa toma conhecimento, primeiro através dos seus educandos e posteriormente quando são divulgados os resultados dos projetos, na avaliação do Programa Eco-Escolas, em power point por correio eletrónico ou no jornal escolar do Agrupamento ou afixado em cartazes na escola.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Refeição de um aluno do jardim de infância.
Refeição de um aluno do jardim de infância.
Observação de um grupo de alunos do 1º ano ao almoço.
Observação de um grupo de alunos do 1º ano ao almoço.

Anexos: