Trabalhos 2018/2019

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

Atividade:  A - Brigada da Cantina

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
1. Ementa
1.1. Quantas cores de alimentos tem o menu do dia?
Sopa____ prato principal _____ fruta ou doce ______
1.2. Observa 6 alunos. Comeram tudo o que tinham no prato?
Regista aqui quantos comeram toda a sopa _____. Não comeram toda a sopa_____.
2. Higiene
2.1. Pergunta a 10 alunos: “- Lavaste as mãos antes de almoçares?”.
Regista aqui quantos responderam: Sim ___ ou Não___
3. Ruído
3.1. À hora do almoço, no refeitório, como é o nível do ruído?
Está bem assim. _____ Incomoda um pouco. _____ Incomoda muito. ____
Horrivelmente barulhento _____
4. Comportamento
4.1. Como classificas o comportamento dos alunos?
Calmos____ Faladores____ Respeitadores _____ Violentos ______
5. Reciclagem
5.1. Na cozinha fazem a separação dos resíduos? Pergunta a uma funcionária. Sim____ Não ____
Plástico____ pilhas ____ cartão e papel ____ vidros ____ comida_____
5.2. O que é feito com os restos e sobras de comida? __________________
Vai para o lixo_____ Fazem compostagem ______
6. Conservação e Asseio do refeitório
6.1. Qual o aspeto dos materiais do refeitório?
Portas* * partidas
Mesas * * limpos
Cadeiras * * sujos
Pratos e copos * * bom estado
Talheres * * lascados

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos que fazem parte da Brigada da Cantina, pertencem aos 3º e 4º anos. O envolvimento dos alunos é elevado, todos querem participar na monitorização do refeitório.
Para que a atividade funcione bem, as professoras organizam um calendário semanal: uma semana para cada turma- duas turmas do 3º e duas turmas do 4º ano- e em cada turma a respetiva professora, decide quem faz parte da Brigada da Cantina, segundo determinados critérios.
Há três turnos de refeições, na cantina:1ºturno)alunos do jardim de infância, 2ºturno) alunos dos 1º e 2º anos, 3º turno) alunos dos 3º e 4º anos.

Divulgação à comunidade educativa:
A comunidade educativa toma conhecimento, primeiro através dos seus educandos e posteriormente quando são divulgados os resultados dos projetos, na avaliação do Programa Eco-Escolas, em power point por correio eletrónico ou no jornal escolar do Agrupamento ou afixado em cartazes na escola.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: