Trabalhos 2018/2019
Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)
Atividade: B - Painel dos Alimentos
Escalão:
Idade média dos participantes:
11 anos
Memória descritiva:
Por convite do projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Loureiro, uma turma do quinto ano, da turma A, idealizaram e realizaram, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com as disciplinas de Educação Visual, Matemática e Ciências Naturais, um painel de alimentos, com informação específica relativamente às espécies de peixes mais consumidas pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola básica de Loureiro.
Trabalharam neste projeto dezoito alunos desde o dia seis de Fevereiro até ao dia vinte e dois de Maio, em virtude da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ser semestral. Este desafio iniciou-se com a elaboração, em pequeno grupo, de um modelo de questionário sobre os peixes mais consumidos pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos da nossa escola, escola Básica de Loureiro. Seguiu-se, o preenchimento do questionário por parte dos alunos desta escola, concretamente, 237 alunos do 2.º e 3.º.ciclos e iniciou-se o tratamento dos dados recolhidos com a elaboração de tabelas de frequência. A disciplina de matemática trabalhou os dados recolhidos, construindo os gráficos referentes aos oito peixes mais consumidos pelos alunos na escola. Refira-se que os oito peixes mais consumidos pelos alunos e respetivas percentagens de consumo são o bacalhau (24%); atum, em lata (23%); pescada (12%); salmão (11%); sardinha (8%); polvo (5%); dourada (5%) e carapau (3%).
Seguiu-se um período de pesquisa, na internet e em livros da Biblioteca Escolar, sobre a sustentabilidade das espécies (estado de conservação e tamanho mínimo de captura), benefícios e malefícios nutricionais do seu consumo, espécies selvagens ou de cultura e origem geográfica. Esta recolha de informação foi também trabalhada na disciplina de Ciências Naturais.
Por último procedeu-se à conceção, design e apresentação do painel. Optou-se por utilizar uma placa de esferovite de 1 metro por 1,30 metros, razão que se prendeu, sobretudo com a leveza do material em causa, dimensões adequadas ao pretendido e facilidade em transportar e fixar na cantina escolar. Na composição gráfica optámos por usar a técnica de pintura, tinta azul para transmitir a ideia de fundo do mar, e colagem sobre a tela do inquérito elaborado, tratamento de dados e informações recolhidas sobre as oito espécies de peixes mais consumidas pelos alunos que responderam ao inquérito. Com o princípio dos 3Rs, recorremos quase exclusivamente à reutilização de materiais usados para o design / estética, principalmente, garrafas de plástico (água, detergentes da roupa e champôs), para a elaboração de exemplares de peixes e algas; tampas de plástico, para o destaque de títulos e rochas no fundo do mar; restos de papel colorido e de cartolinas para elaboração de barbatanas e olhos de alguns peixes. Saliente-se que os peixes feitos a partir de garrafas de plástico foram elaborados na disciplina de Educação Visual e alguns em casa com a ajuda dos Encarregados de Educação.
O painel depois de pronto foi fixado numa parede da cantina da escola e conjuntamente, expuseram-se outros peixes elaborados pelos alunos e que já não cabiam no painel elaborado.
Saliente-se o enorme envolvimento dos alunos, professores e Encarregados de Educação, motivação, interesse e qualidade do produto final que superaram em muito as expetativas aquando da adesão ao projeto.
Anexos:
Características do painel:
A estrutura base é constituída por uma tela de esferovite de 1mX1,30m. Optou-se por usar uma técnica de pintura e colagem sobre a tela. Com o princípio dos 3Rs, recorremos quase exclusivamente à reutilização de materiais usados, principalmente, garrafas de plástico (água, detergentes da roupa e champôs), tampas de plástico, restos de papel colorido e de cartolinas.
O painel depois de pronto foi fixado numa parede da cantina da escola e conjuntamente, expuseram-se outros peixes elaborados pelos alunos e que já não cabiam no painel elaborado.
Registo fotográfico: