Trabalhos 2018/2019
Escola EB de Lopas (Sintra)
Atividade: B - Painel dos Alimentos
Escalão:
Idade média dos participantes:
8-10
Memória descritiva:
A atividade “ Painel dos Alimentos - Peixes” foi atribuída às turmas de 3.º ano, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas, contando com a participação de todos os alunos das duas turmas do 3º ano e respetivas professoras titulares.
No início foi feita a apresentação do projeto e seus objetivos aos alunos e programado o plano de ação para a sua concretização. Recordou-se a roda dos alimentos já trabalhada, falando-se de todos os grupos de alimentos e da sua importância, destacou-se o grupo onde estava o peixe e o seu valor nutricional.
Foi pedido aos alunos e suas famílias que respondessem a um pequeno questionário indicando seis peixes mais consumidos em casa.
Quando todos os alunos responderam, quarenta, foram trabalhados os dados, foi feita a contagem e construído um gráfico de barras, registando as seis espécies mais consumidas pelos alunos e suas famílias. Dos 40 alunos escolheram: atum e bacalhau -33; dourada-25; carapau- 24; pescada-20 e salmão-23. O salmão e a dourada eram de aquicultura. Os restantes de origem selvagem.
Posteriormente foram realizados trabalhos de pesquisa sobre as espécies mais consumidas. Na apresentação das pesquisas, foram destacados os benefícios e malefícios do consumo dos peixes; as vantagens e desvantagens do consumo das espécies selvagens e de cultura; caraterísticas das diferentes espécies, por exemplo: alimentação, habitat e outras curiosidades.
Mais tarde, juntaram-se as duas turmas para o visionamento de imagens das espécies em estudo e para debater o perigo da extinção de alguns peixes pela pesca excessiva, assim como, foi debatido e registado o que podemos fazer como consumidores.
Um dos cuidados a ter por parte do consumidor é comprar peixes adultos, para permitir que as espécies se possam reproduzir. Uma turma desenhou os peixes com o tamanho mínimo de captura, reforçando com cartão de reciclagem e recortando, a outra turma pintou-os de acordo com as suas cores.
No final de abril, quando estudaram os oceanos localizaram a origem geográfica das diferentes espécies no mapa-mundo.
Aquando término da exploração da temática e da realização de todos os trabalhos, juntaram-se novamente as turmas para montarem o painel com os trabalhos considerados mais significativos dos dois grupos.
Depois de pronto, o painel, com 1,73 m por 1,22 m, realizado com os seguintes materiais: papel de cenário; folhas brancas; papel quadriculado; cartão; cola; lã; canetas de feltro, lápis de cera, de cor e de carvão; e esferográficas. O trabalho foi apresentado a toda a comunidade e exposto em local visível, no refeitório. foi apresentado a toda a comunidade, exposto em local visível, no refeitório, bem como publicado no blogue e na página do facebook da Escola.
Características do painel:
Painel, com 1,73 m por 1,22 m, realizado com os seguintes materiais: papel de cenário; folhas brancas; papel quadriculado; cartão; cola; lã; canetas de feltro, lápis de cera; de cor e de carvão; e esferográficas.
Registo fotográfico: