Trabalhos 2018/2019
Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
Atividade: C - Alimenta a tua Criatividade
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Alimentos selecionados:
Sendo nós uma eco escola, ao longo do ano temos como tarefa o Compostor onde nele depositamos restos de alimentos recolhidos na nossa cozinha... Sendo o composto final retirado para uso dos amiguinhos da sala 4 responsáveis pela horta existente também na nossa escola.
Assim na sequência desta temática, propusemos-nos trabalhar neste projeto “Alimenta a tua Criatividade”, com o qual procuramos envolver o grupo, proporcionar-lhe atividades diversificadas e desafia-lo a criar pratos criativos compostos por fruta e vegetais que frequentemente apresentam mais resistência a consumir. De uma forma lúdica / divertida /criativa, procurámos fomentar/estimular esse consumo.
Informação sobre alimentos escolhidos:
Ervilhas– Origem: Europa; planta: Ervilheira; Cultivo: Outubro a Janeiro; Solo: seco; Exposição: Zona de sol; Colheita: Cerca 85 dias após o cultivo.
Arroz-Origem: China; Planta: arroz; Cultivo: Setembro a Outubro ; Solo: Húmido ; Exposição: Zona de sol; Colheita: Abril.
Abacate: Origem: México e América Central ; Árvore: Abacateiro; Cultivo: Período de chuvas; Solo: Qualquer tipo de solo permeável; Exposição: Temperaturas altas; Colheita: Outubro a julho.
Morango: Origem: França (Europa); Árvore: Morangueiro; Cultivo: Fim de verão ou Primavera; Solo: Rico em matéria orgânica; Exposição: Zonas de sol; Colheita: Primavera e verão.
Cenouras: Origem: Irão e Afeganistão; Planta: Cenoura; Cultivo: Março-Maio; Solo: Arenoso; Exposição: Meia sombra; Colheita: 3 meses após o cultivo.
Pêras: Origem: Europa e Ásia; Árvore: Pereira; Cultivo: Fim do Inverno– Inicio da Primavera; Solo: Arenosos ou argilosos; Exposição: Clima temperado; Colheita: Junho-Outubro.
Banana: Origem: Ásia; Árvore: Bananeira; Cultivo: Qualquer estação do ano; Solo: Húmido; Exposição: Zonas de temperaturas altas; 1ª Colheita ao fim de um ano; Colheitas seguintes: todos os meses.
Mamão: Origem América do sul; Árvore: Mamoeiro; Cultivo: Todo o ano; Solo: Rico em matéria orgânica; Exposição: Zona de sol; colheita: 6 a 10 meses.
Tangerina: Origem: Índia; Árvore-Tangerineira; Cultivo: Março a Abril; Solo: Profundos e férteis; Exposição: Clima tropical; Colheita: Entre Maio a Agosto, a partir do 2º ano após o cultivo.
Idade média dos participantes:
Sendo um grupo heterogéneo, as crianças têm idades compreendidas entre os três e os seis anos. É constituído por 5 crianças de 3 anos, 7 crianças de 4 anos, 8 crianças de 5/6 anos.
Memória descritiva:
Em grande grupo elaborámos uma teia sobre o que significa ..."Ter uma alimentação saudável", questionámos o grupo sobre “o que queremos saber?” ; “como vamos saber”. Após a Partilha de ideias /opiniões /gostos, registámos e iniciámos o projeto, onde o nosso foco é fomentar a vontade de criar/confecionar pratos criativos recorrendo a alimentos preferidos mas também a outros que verbalizaram maior resistência a consumir.
Assim sendo foi disponibilizado e explicado às crianças que deveriam procurar em folhetos os alimentos que gostam mais e menos, recortá-los e colá-los nas folhas verdes (para os alimentos que gostam) e nas folhas vermelhas (para os alimentos que não gostam). Referindo ainda que caso não encontrem os alimentos que pretendem ou caso o prefiram, podem optar por representar alguns alimentos através do desenho/pintura com canetas de feltro na folha branca e, posteriormente, recortar as imagens e colá-las nas folhas apropriadas, sendo as imagens legendadas. Possibilitamos assim desenvolver capacidades expressivas e criativas através de produções plásticas, com representação das preferências, utilizando diversos meios de expressão (desenho, pintura e colagem) e ao mesmo tempo estabelecer relações entre a mensagem oral e a escrita.
Mais tarde foi sugerido ao grupo observarem os alimentos reais escolhidos, os que gostam/não gostam, utilizando estes nas suas produções, com modalidades diversificadas de expressão visual (desenho com lápis de carvão e pintura com aguarela), e recorrendo a diversos elementos da linguagem plástica (cores, linhas e formas).
Com verduras /legumes fizemos tinta e com eles também carimbámos... Desenvolvendo capacidades expressivas e criativas através de experimentações e produções plásticas...Verdadeiros ARTISTAS!!
Também confeccionámos diferentes batidos com frutas e legumes ...fomentando/proporcionando novas experiências alimentares, permitindo às crianças alterar a opinião no que se refere aos seus gostos e preferências.
Posteriormente fomos à sala 4 falar com os amiguinhos que tem a responsabilidade da horta e assim perceber a origem e a sazonalidade dos alimentos semeados /plantados, muitos dos quais consumidos por nós.
Mais tarde na sala foi sugerido ás crianças elaborarem individualmente um prato, desenvolvendo capacidades expressivas e criativas através de experimentações e produções plásticas no prato. Representando e criando através da expressão plástica pessoas, animais, objetos, etc., utilizando o material EVA e o meio de expressão colagem. Possibilitando às crianças emitir opiniões sobre os seus trabalhos e os das outras crianças, indicando as razões dessa apreciação.
Depois dos pratos concluídos fizemos uma votação de todos os pratos, pedindo aos amiguinhos da sala 4 que votassem nos três pratos que preferiam para, posteriormente, serem construídos com alimentos reais, desenvolvendo o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha.
Por fim arregaçámos as mangas e como verdadeiros CHEFFs!! em pequenos grupos, partimos para a confeção dos três pratos que foram selecionados:
Coruja; Boneco de Neve; Borboleta.
Após concluírem a construção dos pratos criativos, em grande grupo, votaram no melhor prato para ser fotografado e enviado para o projeto Eco Escolas e à hora do almoço degustaram revelando com surpresa grande entusiasmo por comerem alimentos que anteriormente apresentavam maior resistência.
Registo fotográfico: