Trabalhos 2018/2019
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
Atividade: C - Alimenta a tua Criatividade
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Alimentos selecionados:
Pegámos nos temas do ano dos Projetos Eco-escolas e Escola Azul: o Mar. Quisemos promover o consumo de alimentos saudáveis.
O trabalho foi dinamizado na Sala de Ensino Estruturado da Escola Básica Luísa Todi do 1º Ciclo com 10 alunos com Perturbação do Espectro do Autismo.
Observámos algumas imagens do golfinho/roaz corvineiro, do choco e de peixes na Internet. Ouvimos algumas informações sobre eles. Desenhámos os animais, numa folha A4, com lápis de carvão. Rasgámos e cortámos pedacinhos de papel de revista e de jornal e colámos de forma a construirmos as formas do golfinho, do choco e do peixe. Depois, a partir dos moldes fizemos composições usando a fruta e legumes da região de Setúbal: laranja, morango, maçã riscadinha de Palmela, cenoura. Utilizámos o limão para não oxidar a fruta. Os alunos demonstraram interesse: cheirando e provando a fruta ao mesmo tempo, numa atitude agradável e apetecível.
Criámos pequenos grupos de trabalho e fizemos os pratos começando por cortar em pedaços as frutas e os legumes e a seguir conseguimos apresentar alguns pratos.
Idade média dos participantes:
8 anos
Memória descritiva:
Pegámos nos temas do ano dos Projetos Eco-escolas e Escola Azul: o Mar. Quisemos promover o consumo de alimentos saudáveis.
O trabalho foi dinamizado na Sala de Ensino Estruturado da Escola Básica Luísa Todi do 1º Ciclo com 10 alunos com Perturbação do Espectro do Autismo.
Observámos algumas imagens do golfinho/roaz corvineiro, do choco e de peixes na Internet. Ouvimos algumas informações sobre eles. Desenhámos os animais, numa folha A4, com lápis de carvão. Rasgámos e cortámos pedacinhos de papel de revista e de jornal e colámos de forma a construirmos as formas do golfinho, do choco e do peixe. Depois, a partir dos moldes fizemos composições usando a fruta e legumes da região de Setúbal: laranja, morango, maçã riscadinha de Palmela, cenoura. Utilizámos o limão para não oxidar a fruta. Os alunos demonstraram interesse: cheirando e provando a fruta ao mesmo tempo, numa atitude agradável e apetecível.
Criámos pequenos grupos de trabalho e fizemos os pratos começando por cortar em pedaços as frutas e os legumes e a seguir conseguimos apresentar alguns pratos.
Registo fotográfico: