Trabalhos 2018/2019
Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)
Atividade: C - Alimenta a tua Criatividade
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Alimentos selecionados:
Os alimentos seleccionados foram frutas, por escolha das crianças. A escola ao longo dos anos tem sempre incentivado o consumo de fruta , fazendo a sua distribuição no lanche. Oa frutos utilizados no trabalho são frutos trazidos por todos os alunos como forma de envolvimento das famílias, alertando para a importância do consumo de fruta.
Frutos seleccionados: banana, laranja, maçã, pera, kwi, ameixa .
Idade média dos participantes:
6 anos
Memória descritiva:
O projeto foi apresentado à turma na sequência do tema da alimentação na área curricular de Estudo do Meio, as crianças manifestaram logo a sua preferência pelas frutas ,surgindo então a ideia da salada de frutas e dos “bonequinhos da fruta” . Com o lema “Fruta eu vou comer para saudável ser “ todos os alunos começaram a trazer uma peça de fruta para o lanche, além daquela que é distribuída na escola. A turma realizou também panfletos que distribuiu durante o recreios aos alunos das outras turmas.
Numa segunda fase foi solicitado aos alunos que trouxessem um ou duas peças de fruta para a realização de uma salada de frutas e dos trabalhos. Assim e como o tema foi também escolhido para a área de cidadania e desenvolvimento começamos por articular com a área curricular de Português realizando um texto coletivo “Salada de fruta”:
A de ananás
B de banana
C de cereja
D de damasco
E de extraordinária
F de framboesa
G de goiaba
H de hábito
I de indispensável
J de jaca
K de Kwi
L de laranja
M de morango
N de nectarina
O de ótima
P de pera
Q de querer
R de romã
S de saborosa
T de tangerina
U de uva
V de vitamina
W de workshop
X de ameixa
Y de yoga
Z de ziguezague
A salada de frutas ai está!
Sendo um trabalho coletivo todos os alunos participaram na escolha das palavras para o texto e compreenderam a importância das mesmas, abordando não só a alimentação saudável , a importância da fruta nessa alimentação, bem como os estilos de vida saudáveis, como é o caso do Yoga. Também foi abordada a importância da fruta de produção biológica, no caso das vitimas, os alunos perceberam que a fruta que tem mais vitaminas e mais saborosa é aquela que não leva produtos químicos.
Depois da informação passamos à ação, na cantina da escola fomos realizar os trabalhos – cortámos as frutas trazidas pelos alunos e cada grupo realizou um boneco com diferentes frutas. Depois da realização dos trabalhos fizemos uma bela salada de frutas que saboreamos na sala de aula.
Esta foi uma atividade que promoveu a transdisplinaridade de diferentes áreas curriculres fundamantaç para a promoção de aprendizagens significativas.
Ao longo de todo o processo os 22 alunos demonstraram sempre muito interesse e um grande empenho na realização dos trabalhos e sobretudo foi importante ver a sua alegria em todas as atividades.
Registo fotográfico: