Trabalhos 2018/2019
Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)
Atividade: C - Alimenta a tua Criatividade
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Alimentos selecionados:
1ª Candidatura:
No âmbito do desafio, Alimenta a Criatividade, duas turmas de 3º ano da EB1 Padre Himalaia do Agrupamento de Escolas da Damaia, reinventaram obras de arte, já trabalhadas no projeto Artes e Expressões existente no Agrupamento.
A obra aqui apresentada é Homem com chapéu de coco (1964) de Rene Magritte. A origem e a sazonalidade dos alimentos foram estudados em sala de aula, nomeadamente na área curricular de Estudo do Meio, com cariz transversal no que diz respeito às outras áreas curriculares. A análise à obra de arte foi realizada ao nível das formas e das cores, tendo em conta os alimentos em Portugal (frutas e vegetais) que constam de uma lista de alguns a que as crianças apresentam resistência (almoço – sopa e lanche escolar - fruta), apelando ao estímulo pelo cheiro e pelas cores.
2ª Candidatura:
A origem e a sazonalidade dos alimentos foram estudados em sala de aula, nomeadamente na área curricular de Estudo do Meio, com cariz transversal no que diz respeito às outras áreas curriculares.
A análise à obra de arte foi realizada ao nível das formas e das cores, tendo em conta os alimentos (frutas e vegetais) que constam de uma lista de alguns a que as crianças apresentam resistência (almoço – sopa e lanche escolar - fruta), apelando ao estímulo pelo cheiro e pelas cores.
No âmbito do desafio, Alimenta a Criatividade, duas turmas de 3º ano da EB1 Padre Himalaia do Agrupamento de Escolas da Damaia, reinventaram obras de arte, já trabalhadas no projeto Artes e Expressões existente no Agrupamento.
O trabalho aqui apresentado é um pormenor da obra As três idades da mulher (1905), de Gustav Klimt.
Idade média dos participantes:
9 anos
Memória descritiva:
1ª Candidatura:
Frutas e legumes foram adquiridos numa frutaria perto do Agrupamento de Escolas da Damaia;
foram lavados, descascados, cortados e colocados em caixas e tabuleiros por cores e formas não desprezando as cascas;
a fotocópia da obra escolhida foi colocada numa mesa e protegida com plástico; os alunos colocaram as frutas e legumes nas áreas que consideraram de forma a preencher toda a área;
de seguida, foi retirada a fotocópia que estava por baixo do plástico e o resultado final foi fotografado; no final, os alunos saborearam as frutas e legumes utilizados.
“Apetece comer…; tenho fome, quero comer…; ainda por cima cenoura ralada…; é tão bom…”, foram alguns dos comentários durante o trabalho.
Espera-se que os objetivos tenham atingidos levando as crianças a aceitar e sensibilizar as famílias para o consumo de alimentos que fazem parte da composição de refeições variadas e saudáveis, de despertar para o aspeto visual e decorativo, passando a olhar a Arte e a Alimentação com olhos de laranja e verde.
Às famílias foi disponibilizada a impressão em íman da obra realizada pelos seus educandos, no dia do pai.
2ª Candidatura:
Frutas e legumes foram adquiridos na frutaria onde trabalha um Encarregado de Educação, perto do Agrupamento de Escolas da Damaia; foram lavados, descascados, cortados e colocados em caixas e tabuleiros por cores e formas não desprezando as cascas; a fotocópia da obra escolhida foi colocada numa mesa e protegida com plástico; os alunos colocaram as frutas e legumes nas áreas que consideraram de forma a preencher toda a área; de seguida, foi retirada a fotocópia que estava por baixo do plástico e o resultado final foi fotografado; no final, os alunos saborearam as frutas e legumes utilizados.
Espera-se que os objetivos tenham atingidos levando as crianças a aceitar e sensibilizar as famílias para o consumo de alimentos que fazem parte da composição de refeições variadas e saudáveis, de despertar para o aspeto visual e decorativo, passando a olhar a Arte e a Alimentação com olhos de laranja e verde.
Às famílias foi disponibilizada uma pequena impressão plastificada em íman da obra realizada pelos seus educandos, no dia da mãe.
Registo fotográfico: