Trabalhos 2018/2019
Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
Atividade: D - Eco-Ementas
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Ementa:
Entrada
Sopa do estudante;
Prato principal
Peitinhos de frango grelhado com salada mista e batata doce assada
Sobremesa
Gelatina de morango com morangos
Bebida
Sumo de maracujá adoçado com Stévia
Anexar a ementa:
Memória descritiva:
Valor energético total da ementa:
798 Kcal por pessoa
Aspetos de sustentabilidade ambiental:
Os morangos utilizados na nossa sobremesa, bem como, a maioria dos legumes e vegetais foram colhidos na nossa horta de escola. Este aspeto permite não só a redução dos custos imediatos da refeição mas também assegura a qualidade e frescura dos alimentos. Como no momento da confeção da eco-ementa, não tínhamos na nossa horta courgete decidimos recorrer a uma empresa familiar com preocupações ambientais que visa a cultura biológica de legumes.
Foram preferidos ingredientes de origem local de modo a favorecer a economia regional.
A iguaria do prato principal (peitinhos de frango) foi escolhida tendo em conta as características nutricionais da mesma e sabor, sendo a carne de frango saudável e apelativa para crianças e jovens. O sal, enquanto tempero da carne e da salada foi substituído por sumo de limão e ervas aromática que mantiveram o sabor e tornou-se uma alternativa muito mais saudável e natural. Salientamos que todas as ervas aromáticas utilizadas foram colhidas nos nossos canteiros.
A água utilizada na elaboração da ementa foi fornecida pelos serviços municipais comuns que garante elevada qualidade da água no nosso município garantindo assim pouco desperdício do referido recurso sendo utilizado apenas quando necessário.
No que concerne o consumo de energia recorremos ao gás canalizado da escola em detrimento à utilização de equipamentos que recorrem à energia eléctrica (exceto na elaboração da sopa em que se utilizou uma varinha mágica).
No que se refere a confeção dos bifinhos de frango utilizamos uma placa grelhadora, que pelo facto do combustível ser um gel, tornou-se mais económico que outro recurso energético.
Envolvimento da comunidade:
As coordenadoras propuseram a atividade;
As turmas pertencentes ao Conselho Eco-escolas forma desafiadas a apresentar sugestões para a elaboração da ementa. Tendo em conta as sugestões apresentadas as coordenadoras escolheram os pratos salvaguardando os critérios emanados pela entidade ABAE.
Uma turma investigou o valor energético da mesma;
Pais adquiriram os peitinhos de frango;
Professores, coordenadoras e alunos envolvidos recolheram os legumes, vegetais, frutas e ervas aromáticas da horta biológica da escola;
Nove alunos prepararam a ementa numa sala da escola disponibilizada para o efeito;
Apoio dos assistentes operacionais da escola para preparação prévia da sala de aula;
Alunos elaboraram e emprataram a refeição.
Alunos da turma e professores degustaram a ementa.
Registo fotográfico:
Vídeo da confecção do prato e resultado final:
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