Trabalhos 2018/2019

Colégio D. Duarte (Porto)

Atividade:  D - Eco-Ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Bebida: Água aromatizada com maçã e canela
Entrada: Sopa de couve branca
Prato Principal: Lombo de pescada em cama de legumes
Sobremesa: Maçã com canela e mel

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
Este ano voltamos a associar a atividade da eco-ementa ao 9ª ano de escolaridade, pelo fato de abordarmos, a nível curricular, o tema da alimentação.Assim, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do Colégio D. Duarte, começamos a abordagem da temática “Organismo Humano em ação” , associado ao sub-tema “Alimentação Saudável no Equilíbrio do Organismo Humano”. Neste contexto, foi salientado aos alunos a importância de uma alimentação, saudável, sustentável e nutricionalmente equilibrada, com o auxílio de suportes relacionados com esta temática.
Após a transmissão dos conteúdos associados ao tema, procedemos à apresentação das regras relacionadas com o concurso e à pesquisa de informação necessária. Nomeadamente,à procura de informação sobre valores nutricionais,alimentação saudável e sustentabilidade alimentar. O resultado desta pesquisa permitiu verificar a aquisição e interiorização destes conceitos e a sensibilização da comunidade para a mesma, visto todo este trabalho ter sido transmitido ao Encarregados de Educação, quer pelos alunos quer pela professora. Foram também visualizados e analisados vários documentos fornecidos pelo programa Eco-Escolas, como a importância dos métodos de produção alimentar, o método de cálculo do valor nutricional de cada elemento que pode compor uma ementa.
Depois deste trabalho, foi proposto aos alunos e aos Encarregados de educação que, em casa, elaborassem uma ementa segundo os critérios apresentados pelo projeto “Eco-ementas”. Desta forma, incentivamos o envolvimento concreto das famílias neste mesmo projeto. Após a entrega das eco-ementas elaboradas, procedemos à sua análise e debate, de forma a ser escolhida a que melhor preenchia os requisitos exigidos. Este debate teve também como objetivo verificar a diversidade de ingredientes que podem ser usados e salientar os princípios de uma alimentação saudável e sustentável.
É de salientar que, neste ementa foi tido em conta o valor/equilíbrio nutricional e económico da mesma. Os valores de referência para cada prato/ ementa estão assinalados no decorrer da listagem. Os alunos tiveram ainda como objetivo estimular a utilização de alimentos saudáveis, de baixo valor económico e de rápida produção para desta forma não colocar em causa a sustentabilidade das espécies utilizadas. A maioria dos produtos utilizados são produtos de época o que diminui o processamento dos ingredientes utilizados e tivemos a preocupação de selecionar só produtos portugueses. É também de salientar que alguns deles são obtidos da nossa horta pedagógica, que continuamos a colaborar com o CEA da Quinta do Covelo. Em termos energéticos foi tido em conta que, ao longo da confeção é possível substituir a maioria dos componentes elétricos por trabalho manual e o calor poderia ter origem na Biomassa (fonte renovável) recorrendo a fornos e fogões a lenha.

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: