Trabalhos 2019/2020

Escola EB de Canaviais (Évora)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Sabor & Saberes – Refeitório Escolar é um projeto que visa dar continuidade ao projeto “Um Refeitório à Maneira” que se desenvolveu em anos transactos no refeitório escolar da EB de Canaviais. Continuamos porque é nosso entendimento que a hora da refeição deve ser um momento convidativo, agradável e com possibilidades de novas descobertas e aprendizagens.
Acreditamos que "O refeitório escolar tem uma importância fundamental" na vida dos alunos, tal como afirma João Breda, responsável da Organização Mundial da Saúde na Europa para a área da nutrição, lembra que, uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso e 14% são obesas.
Escolas e pais têm um papel importante na alimentação de crianças e jovens pois a alimentação saudável é determinante para um desenvolvimento físico e intelectual, além de promover saúde e bem-estar.
Por estes motivos lançamos novo desafio à comunidade educativa reformulando o projeto anterior e no âmbito da Educação para a Saúde promovemos o projeto Sabor&Saberes no Refeitório Escolar.
Objetivo geral:
• Proporcionar um ambiente acolhedor e desafiador, favorecendo a construção de novas aprendizagens priorizando a alimentação saudável e demais aspectos.
Objetivos Específicos:
• Sensibilizar a população escolar para uma adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis;
• Compreender a importância de uma alimentação saudável e consciencializar os alunos sobre a importância de se alimentarem de forma correta visando diminuir os fatores de risco para muitas doenças;
• Desenvolver a autonomia;
• Estabelecer ponderação em relação á quantidade de alimentos que ingere e a sua vontade;
• Experimentar novos alimentos;
• Estar atento ao consumo da totalidade da refeição de forma a minimizar o desperdício alimentar.
• Aprender a saber estar no espaço do refeitório.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Organização
• As mesas do refeitório estão numeradas e organizadas para grupos de quatro alunos.
• A cada grupo é-lhe atribuído um número de mesa e à entrada do refeitório retira uma fita para colocar no pescoço, com o número correspondente ao da sua mesa.
• Cada grupo é formado por alunos dos vários anos 1º,2º,3ºe 4ºanos.
• O aluno mais velho de 4ºano é o responsável e chefe de grupo.
Estratégia
• Cada mesa tem uma garrafa plástica decorada com um alimento da roda dos alimentos e com informação sobre o mesmo.
• Os alunos recebem uma tampa da garrafa com um smile e colocam-na no tabuleiro.
• Se não lhes for retirado o smile, no final da refeição colocam – no dentro da garrafa.
• Quando encherem a garrafa registam num gráfico exposto na parede.
Consequências
• Se o chefe do grupo perder o smile, fica de imediato chefe, o aluno do ano anterior responsável pela mesa.
• Os alunos que não cumpram os seus deveres é-lhes retirado o smile, nalgumas situações podem ter que sair da mesa.
• O grupo demora mais tempo a encher a garrafa.
Privilégios
• Os três primeiros grupos a terem o gráfico mais elevado no final de cada período letivo, ganham um diploma de mérito e podem convidar um familiar para vir almoçar com eles na escola.
Deveres do Grupo
• Lavar sempre bem as mãos antes de ir almoçar.
• Na fila respeitar sempre o lugar.
• Entrar no refeitório por grupo calmamente.
• Levar os tabuleiros com cuidado e com tudo o que é necessário.
• O chefe de grupo deve ajudar os colegas no que precisarem e verificar se falta alguma coisa na mesa ou no tabuleiro (por ex. copo ou jarro da água).
• Evitar desperdício alimentar.
• Usar corretamente os talheres.
• Durante a refeição evitar ruido desnecessário.
• O grupo só sai da mesa depois de todos terminarem a refeição.
• No final da refeição devem lavar os dentes.
Direitos do Grupo
• Todos os alunos e adultos que comem no refeitório devem almoçar num ambiente tranquilo e agradável.
• Os alunos podem repetir a refeição.
• Existe alternativa alimentar para quem necessite.
• O ritmo alimentar dos alunos deve ser respeitado durante o almoço.

Divulgação à comunidade educativa:
Este projeto foi divulgado e explicado logo na 1º reunião geral de pais.
Faz parte do Plano Anual de Atividades da escola e é avaliado trimestralmente pelos intervenientes em sala a de aula com os professores titulares.
A Câmara Municipal de Évora tem conhecimento deste projeto e era intenção ser divulgado neste terceiro período no boletim desta edilidade.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: