Trabalhos 2019/2020
Escola Secundária Viriato (Viseu)
Atividade: [1] Eco-Ementas
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Ementa:
A primeira ementa integra no documento que segue em anexo todas as partes constituintes - sopa, prato principal, sobremesa e bebida -, os respetivos valores nutricionais e custos por pessoa/ por agregado familiar de 4, após a descrição dos ingredientes e modo de confeção de cada uma dessas componentes da refeição.
Anexar a ementa:
Memória descritiva:
Trata-se de uma ementa cujo prato principal integra proteína de origem animal, facilmente exequível e que prontamente se adequa a uma cantina escolar de uma comunidade educativa que ultrapassa os 800 discentes.
A escolha do caldo verde reforça o laço cultural e a recuperação de tradições locais, bem como a escolha do pão regional e fruta da época para a sobremesa.
Valoriza a Dieta Mediterrânica e o modo como a Escola pode potenciar a melhoria da qualidade dos alimentos utilizados e a (re)introdução de novos produtos hortícolas, em concreto, os cultivados em pequenas hortas e na estufa da escola.
Uma alimentação sustentável que se cinja ao necessário evita o desperdício e permite responder às necessidades do presente, sem que isso comprometa o que estiver disponível para as gerações futuras. Há, pois, que privilegiar alimentos frescos,nutritivos, equilibrados, locais e da época, repensando opções alimentares que contribuam para a redução da pegada carbónica. Para tal, foi dinamizado o concurso "Ementas Saudáveis e Sustentáveis", dirigido a todas as turmas, promovendo a articulação com outros projetos como Promoção da Educação para a Saúde (PES), i nove (oferta de escola) e a área de Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos e famílias envolveram-se na pesquisa e elaboração de ementas, tendo diversas propostas sido selecionadas para aplicação na cantina da E. S. c/ 3º CEB Viriato, ao longo do ano letivo.
A ementa em causa, particularmente, apresenta um valor total energético de 598 Kcal e foi desenvolvida por um grupo de alunos da turma D do 9º ano, tendo sido experimentada na casa de um deles, fomentando o convívio entre os mesmos e a autonomia na elaboração/ confeção do prato principal.
Registo fotográfico:
Vídeo da confecção do prato e resultado final:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Informação extra: