Trabalhos 2020/2021
Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)
Atividade: Os 10 princípios da dieta mediterrânica
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
10 imagens, de cada um dos princípios:
1 imagem do trabalho completo, do resultado final:
Memória Descritiva:
As quatro turmas do 8.º ano da Escola Básica de Toutosa desenvolveram um Projeto interdisciplinar DAC (Domínios de Autonomia Curricular) sobre os dez princípios da dieta mediterrânica. Esta escolha deveu-se ao facto das opções alimentares dos adolescentes se afastarem do conceito de alimentação saudável, situação agravada, frequentemente, pelos contextos socioeconómico e/ou cultural desfavoráveis, o que tem vindo a traduzir-se num aumento da incidência da obesidade nesta faixa etária.
Tendo em consideração o tema do DAC e os desafios lançados pelo Programa Eco-Escolas, neste projeto foram dinamizadas as seguintes atividades:
- Visualização e discussão do workshop”Alimentação Saudável e Sustentável: Desperdício - Alimentar”, dinamizada pelo programa Eco-Escolas em parceria com o Jerónimo Martins;
- Visualização e discussão da atividade online “Venha cozinhar com o Chef Gonçalo Costa”, dinamizada pelo programa Eco-Escolas em parceria com o Jerónimo Martins;
-Pesquisa e execução de jogos tradicionais portugueses no âmbito da disciplina de Educação Física.
- Participação no desafio Eco-Escolas “Na Minha Casa Não Desperdiçamos Alimentos“;
- Seleção de receitas que cumpram os princípios da dieta mediterrânica e a sua posterior tradução para francês e ingles;
- Realização de uma exposição exposição constituída por posters e ilustrações dos dez princípios da dieta mediterrânica.
Cada turma ficou com a responsabilidade de ilustrar, soba a orientação da professora de Educação Tecnológica, a Professora Elisabete Sousa, dois ou três dos princípios da dieta mediterrânica, dependendo da dimensão da turma.
As ilustrações foram o último dos trabalhos que contemplou este projeto, tendo sido executadas em papel cavalinho A4, na vertical, com recurso a lápis de cor.
A realização deste Projeto interdisciplinar foi muito gratificante e enriquecedor, para todos os envolvidos no mesmo. Há hábito alimentares que foram alterado. Um despertador tocou na mente de muitos dos alunos e professores com este trabalho, que começou a ser desenvolvido no início do ano letivo e só agora termina.