Trabalhos 2020/2021

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

Atividade:  Os 10 princípios da dieta mediterrânica

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

10 imagens, de cada um dos princípios:

1 imagem do trabalho completo, do resultado final:

Memória Descritiva:
O projeto foi dinamizado por:
Professora Coordenadora: Luísa Duque (Coordenadora do PAEP 6.º Ano)
Professores Dinamizadores: Cristina Godinho (Professora de Educação Visual e Educação Tecnológica); Luísa Duque (professora de Português e HGP).
Professores Colaboradores: Albertina Vieira (Coordenadora do PES); Célia Louzeiro (professora de Educação Física) José Rola (professor de Educação Musical), Nídia Batista (professora de Ciências Naturais), Fátima Barros e Florinda Caxias (professoras colaboradoras no âmbito da gestão dos projetos PAEP).
Alunos da turma 6º A: Afonso Mata; Alexandre Oliveira; Anabelle Cruz; Andriana Roque; Ariana Ramos; Bianca Magalhães; Carolina Ventura; Daniela Gonçalves; Dário Oliveira; Diana Silva; Diogo Oliveira; Érica Cruz; Gonçalo Fonseca; Gonçalo Gonçalves; Gustavo Santos; Leonor Pereira; Lívia Andrade; Lucas Carviçais; Rodrigo Araújo; Rodrigo Leitão; Sofia Mare e Solange Tempera.
Entidades Exteriores: Pais, familiares, professores que participaram nas entrevistas sobre a tradição da Dieta Mediterrânica.
Enquadrado no Projeto Flexibilidade e Autonomia Curricular de 6.º Ano o Concurso “Os 10 Princípios da Dieta mediterrânica” foi mais um desafio para a nossa escola, que surge na sequência da Comemoração do dia Mundial da Alimentação.
Objetivos:
• Dar a conhecer a dieta mediterrânica e os seus 10 princípios através de técnicas de expressão plástica.
• Compreender a identidade comum da Dieta Mediterrânica para os povos do sul do Mediterrâneo;
• Promover e revitalizar um estilo de vida saudável com base numa alimentação de sustentabilidade ambiental e aliada à prática de exercício físico;
• Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
De acordo com os objetivos e as orientações previstas no Concurso, procedeu-se à planificação do trabalho a dinamizar na escola, desenvolvendo estratégias e atividades que garantissem a eficácia do projeto.
Neste contexto, a implementação do projeto foi efetuada numa vertente de valorização da gestão, lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, adequada ao nível etário dos alunos e beneficiando do trabalho colaborativo com as disciplinas de Ciências Naturais, Português, História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Tecnológica, Educação Física, Educação Musical e T.I.C. articulando com os projetos de Educação para a Saúde e Programa Eco-Escolas.
Este projeto foi realizado por várias fases, com um conjunto diversificado de práticas e ensinamentos focados na promoção da alimentação saudável e na adoção da Dieta Mediterrânica como estilo de vida, cuja matriz histórica e cultural assenta na sustentabilidade ambiental tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade, não esquecendo a convivialidade em torno da mesa.
1ª Fase – Apresentação do projeto aos alunos, enquadrado na Comemoração do Dia Mundial da Alimentação estimulando a motivação para a participação no Concurso “Os 10 Princípios da Dieta mediterrânica”.
2ªFase – Planificação do trabalho a desenvolver, evidenciando o contributo das várias disciplinas.
3ª Fase - Trabalho de pesquisa orientada (com base no modelo Big 6) de acordo com as seguintes temáticas:
• Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade;
• As origens e identidade comum da Dieta Mediterrânica;
• A dimensão ecológica da Dieta Mediterrânica;
• A tradição ainda é o que era? – elaboração de um guião de entrevista e aplicação para saber se a tradição própria da nossa identidade mediterrânica ainda se mantém.
A bibliografia/webgrafia consultada
o https://nutrimento.pt/noticias/kit-dieta-mediterranica-pnpas/
o https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2015/04/Dieta-Mediterr%c3%a2nica-em-Portugal.pdf
o http://chezsonia.pt/wp-content/uploads/2016/03/Os-10-principios-da-dieta-mediterranica-em-portugal.pdf
o http://www.aenfermagemeasleis.pt/tag/dieta-mediterranica/
o https://ensina.rtp.pt/artigo/dieta-mediterranica-o-que-e/
o https://pensarnutricao.pt/como-fazer-uma-alimentacao-saudavel-e-sustentavel/
4ª Fase- Elaboração do cartaz para o concurso, mobilizando as fontes de recolha de informação com as várias técnicas e materiais de expressão plásticas.
Em cada um dos princípios foram usadas as seguintes técnicas e materiais de expressão plástica:
1.º Principio: Técnica de Colagem com desperdícios de cartolinas, representando de modo simplificado uma “sopa e um cozido”.
2.º Principio: Técnica de Desenho e Pintura com lápis de cor e colagens, representando as proteínas ao centro e em menor escala os restantes alimentos (hortícolas, cereais, frutas e outros).
3.º Principio: Técnica de desenho e pintura com lápis de cor e colagens: representação simbólica da distribuição dos produtos pelas 4 estações do ano. Foram elaborados diversos estudos para a apresentação da vinheta e escolhido o mais representativo.
4.º Principio: Técnica de desenho com aplicação de pintura a lápis de cor. Representação volumétrica, reflexos e sombras. Destaque para a colagem de ramas de oliveira de forma parcial. A base (vinheta) teve como pintura de fundo a aplicação de pigmentos naturais, neste caso de café.
5.º Principio: Técnicas de ilustração de diversos lacticínios, técnica de lápis de cor. Fundo da vinheta pintado com recurso de pigmentos naturais – beterraba cozida. Foram criados diferentes planos com o uso de restos de esferovite e cartão.
6.º Principio: Técnicas de recolha de texturas por impressão a partir de algumas ervas aromáticas, com recurso aos lápis de cera.
7.º Principio: Fundo com técnica da palhinha e bolinhas de sabão. Figuras representativas das carnes com aproveitamentos de cartolinas. Os peixes, realizados a partir de esboços de peixes comuns na costa portuguesa, mas dado volume com colagem de restos de esponja (aproveitados das marionetas realizadas no ano anterior) e forrados com papel de alumínio.
8.º Principio: Desenho com aplicação de pintura a lápis de cor. Representação volumétrica, reflexos e sombras. A base (vinheta) teve como pintura de fundo a aplicação de pigmentos naturais, neste caso de flor de buganvília.
9.º Principio: Técnica de colagens com papel de jornal/revistas, rasgados manualmente para preenchimento do fundo da vinheta e aplicação de desenho com representação volumétrica, reflexo e transparências.
10.º Principio: Técnica de desenho de ilustração com aplicação da técnica de caneta de feltro. Destaca-se a montagem de janela aberta como dinâmica de ilustração.
5ª Fase – Divulgação participação no Concurso “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica” com a criação de um blog da turma e exposição do cartaz na Biblioteca Municipal de Sesimbra.
Finalizado o projeto é feita uma apreciação muito positiva do trabalho desenvolvido com a turma. Este projeto revestiu-se de grande importância, para a concretização dos objetivos pretendidos, designadamente ao nível da compreensão e divulgação do estilo de vida preconizado pela Dieta Mediterrânica, sobretudo no que diz respeito às mudanças positivas no quotidiano dos alunos da turma, em particular, e da comunidade escolar em geral, deste agrupamento.
Sites de Divulgação do Projeto:
https://read.bookcreator.com/W2lM3nwecWfzLrBUozetCryEpGn2/KWNt6O8PS-SFHMVEOnKuog
https://6amissaoprainspirar.blogspot.com/p/boas-paticas-da-turma.html