Trabalhos 2020/2021
Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)
Atividade: Os 10 princípios da dieta mediterrânica
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
10 imagens, de cada um dos princípios:
1 imagem do trabalho completo, do resultado final:
Memória Descritiva:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Trabalho desenvolvido em grupo turma (6.ºE)
Tema: 10 princípios da dieta mediterrânea
Somos um grupo de alunos do 6.º ano, da Escola Básica e Secundária de Paredes e podemos considerar-nos cheios de sorte, porque no início do ano passado fomos escolhidos, aleatoriamente, para fazer parte do Projeto ERASMUS+, a que a escola se candidatou e, por isso, ficamos na turma E.
A nossa turma é constituída por 21 alunos, sendo 12 rapazes e 9 raparigas, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. A maioria dos alunos pertence ao concelho de Paredes, que se situa na região do Vale do Sousa, no Distrito do Porto.
A turma é muito unida e todos temos uma relação de grande amizade. Protegemo-nos uns aos outros, somos curiosos, divertidos, muito ativos e cheios de energia. É uma turma fantástica e bem-disposta e é isso que a torna especial.
Estamos sempre prontos para novas aventuras! Prova disso é o nosso entusiasmo e envolvimento no projeto ERASMUS+, o empenho com que nos dedicamos à disciplina de Oferta Complementar de Hortas e Jardins e, agora, a aventura no concurso, “Rato de Biblioteca”, da Fundação Vox Populi, proposta pelos nossos professores, em que alinhámos de imediato, com grande regozijo. Trabalho este que será também apresentado num dos projetos Eco-Escolas na temática “10 princípios da dieta mediterrânea.
Após várias pesquisas, percebemos que tem havido estudos sobre a dieta mediterrânica e que foram estabelecidas as principais características, deste modo tradicional de alimentação. Assim, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (2020), os 10 princípios da Dieta Mediterrânica são: Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas; Elevado consumo de produtos vegetais, em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas; Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época; Consumo de azeite como principal fonte de gordura; Consumo moderado de laticínios; Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal; Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas; Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais; Água como principal bebida ao longo do dia e Convivialidade à volta da mesa.
Para congregar todas estas descobertas que fomos realizando em articulação com as diferentes disciplinas, e partilharmos com os nossos parceiros da Grécia, através do eTwinning, fizemos este cartaz, em Inglês, utilizando a ferramenta Piktochart – Infographic.