Trabalhos 2020/2021
Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)
Atividade: Qual é o teu Super-Poder?
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
A história:
Memória Descritiva:
Esta história nasceu numa aula de AEC, de Hora do Conto, mas, antes de explicar a sua génese, não posso deixar de destacar que é também o resultado de muitas horas de trabalho na nossa pequena horta, na escola e de muitas conversas, esclarecimentos e webinars, sobre a importância da alimentação saudável e sustentável, da escolha de produtos locais e da época, de preferência da nossa horta e sem químicos. Para isso, contamos também com a ajuda do Centro Social que realiza as refeições das nossas crianças.
Então, um dia, após ter decidido inscrever a turma no desafio, propus uma Oficina de Escrita com o tema Super-Heróis aos alunos dos terceiro e quartos anos. Foram relembradas as categorias da narrativa. Era necessário escolher o espaço e o tempo em que decorreria a ação e, principalmente os Super-heróis, que tinham de ser alimentos da época, que eles gostassem e tivessem comido nas últimas semanas vária vezes. Depois seria escolher a trama, e dar asas à imaginação.
Os alunos ficaram muito entusiasmados e contagiaram os mais novos que, em pouco tempo, começaram a dar ideias e sugestões. Foram escolhidas as personagens: o morango, pois é a fruta da época preferida dos alunos e já todos têm muitos nas hortas das suas casas e têm-nos comido algumas vezes na escola; o espinafre, que inicialmente seria o brócolo, ou a couve, foi escolhido porque a maioria gosta de sopa de espinafre e empadão com carne picada e espinafres.
Em duas aulas (duas semanas) o esboço da história surgiu: seria numa quinta que, de um dia colocam uma estufa com morangos onde usam pesticidas, mas um dia o espinafre vai conseguir resolver a situação com a ajuda de um pardal. Depois de passado a computador, este esboço foi passado pela maioria das casas dos alunos. Os pais e os irmãos deram o seu contributo, e a história foi crescendo.
Enquanto professora de Português, procurei dar-lhe um toque final, evitando repetições desnecessárias, corrigindo alguns erros de sintaxe e substituindo algum vocabulário.
Depois foi a vez dos mais novos ilustrarem a história, com alguns desenhos pintados a lápis de cor.
Foi uma atividade muito interessante e todos participaram ativamente – como é normal, neste tipo de atividades, nesta escola!