Trabalhos 2021/2022
Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)
Atividade: Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
10 imagens, de cada um dos princípios:
1 imagem do trabalho completo, do resultado final:
										Memória Descritiva:
										1.	Fundamentação 
A infância é, por excelência, uma fase de aprendizagem de novos valores e de adoção de comportamentos, constituindo, quer a família quer a escola, um importante meio de transmissão de conhecimentos na promoção de estilos de vida saudáveis, por forma a que as crianças se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia. 
No âmbito do Projeto Eco Escolas, o concurso “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica”, constituiu um desafio, decidindo-se projetar a sua concretização no âmbito das Atividades de Enriquecimento do Currículo (AEC).  
2.	Objetivos  
Assim que os alunos foram abordados e motivados para a realização deste concurso, encetou-se e desenvolveu-se um processo de questionamento e pesquisa, de modo a fundamentar e firmar os seguintes objetivos e finalidades: 
•	   (In)formar os alunos e, através deles, a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada e saudável;  
•	Conhecer a Dieta Mediterrânica: histórico e conceito; 
•	  Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade. 
3.	Atividades  
O processo de sensibilização para este projeto, que teve como interveniente uma turma do 4º ano de escolaridade, teve como principal objetivo alertar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e para um maior conhecimento das questões que se relacionam com a alimentação saudável e, essencialmente, sustentável.  
         3.1 Pesquisa e registos escritos (Estudo – Atividade de Enriquecimento do Currículo) 
Deste modo, considerando o objetivo principal deste concurso, procedeu-se a uma sensibilização para a importância que a Dieta Mediterrânica como ferramenta de educação alimentar, incidindo no conhecimento e análise de cada um dos seus princípios, para melhor interiorizar os respetivos conceitos. 
Assim, procedeu-se a uma pesquisa, essencialmente de fontes de informação da Internet, incluindo-se também nesta fase o visionamento de pequenos vídeos de animação de como a Dieta Mediterrânica surgiu (breve historial e conceito) e de como funciona para a promoção de estilos de vida saudáveis - “História d'A Maria, o avô Silvestre e a Dieta Mediterrânica em Tavira” (YouTube), 
A análise e posterior registo da informação foi, estrategicamente, efetuada em forma de esquema, visando-se uma melhor organização, visualização e memorização dos princípios.  
         3.2 Elaboração do painel (Expressão Plástica - Atividade de Enriquecimento do Currículo)  
Posteriormente, iniciou-se a construção do painel, de acordo com as diretrizes estabelecidas no regulamento, utilizando para o mesmo diverso material, nomeadamente:  
- Cartão; 
- Papel de cenário; 
- Fita cola Transparente; 
- Caixas de cereais; 
- Papel de revistas (cor verde); 
- Colas líquidas (branca e UHU); 
- Tesoura; 
- Lápis grafite; 
- Borracha; 
- Esferográfica azul; 
- Marcadores (preto e verde fluorescente) ; 
- Cores de feltro multicolores. 
- Tintas guaches (cores primárias e secundárias); 
- Pincéis (grossos e finos); 
- Paletes diversas; 
 - Cotonetes. 
Após a seleção dos materiais, da técnica utilizada, o pontilhismo (artista de referência: Henry Matisse) e com as medidas já calculadas, compôs-se o cartaz, graficamente ilustrado e legendado, de acordo à equivalência de cada princípio.  
Durante a concretização desta etapa foi efetuado um registo fotográfico do trabalho desenvolvido.                                    
					









