Trabalhos 2021/2022
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
Atividade: Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Questionário oral, em que durante algumas semanas, íamos questionando as crianças do que costumavam consumir ao lanche tanto na escola como fora, do qual fomos registando em papel e acabámos por observar que muitos dos alimentos, com uma notável quantidade de açúcar, eram regularmente consumidos, quase que diariamente, apesar de haver, opções mais saudáveis. sumo de fruta, pacotes de gelatina, bolachas digestivas (cobertas de chocolate), iogurtes líquidos de morango, chocolate, leite achocolatado, polpas de frutas, "ice-tea", madalenas e bolachas digestivas simples.
Memória descritiva:
"Painel dos Alimentos: Açúcar no Lanche"
Neste ano letivo 2021/2022, a Sala TEMPLI, um dos centros do CATL da ARCIL, que pertence à comunidade escolar do Agrupamento das Escolas da Lousã, concelho de Coimbra, propôs-se a participar num desafio do Eco-Escolas, do qual escolhemos um dos que pertence à Alimentação Saudável e Sustentável, "Painel dos Alimentos: Açúcar no Lanche", por considerarmos uma das maiores problemáticas das crianças, por estas nem sempre terem a alimentação mais adequada, para a fase de crescimento em que se encontram, consumindo diariamente muito açúcar, mesmo sem terem noção da quantidade do seu consumo.
Nesta atividade, que se foi realizando ao longo de quase 3 meses, foram participando as crianças, inscritas no nosso CATL, com idades entre os 10-14 anos.
Começamos por fazer um levantamento, através de um questionário oral, em que durante algumas semanas, íamos questionando as crianças do que costumavam consumir ao lanche tanto na escola como fora, do qual fomos registando em papel e acabámos por observar que muitos dos alimentos, com uma notável quantidade de açúcar, eram regularmente consumidos, quase que diariamente, apesar de haver, opções mais saudáveis.
Após termos feito essa recolha, e aproveitando para debater com as crianças, foi interessante, ver que maior parte não tinha mesmo noção do que consumia e aconselhámos outras opções acessíveis, mais saudáveis e que fomos observando que houveram algumas mudanças de comportamento, ao trazerem essas mesmas opções com menos quantidades de açúcar, para o lanche. De seguida, fizemos uma seleção de 10 produtos, alimentos que considerámos com uma certa quantidade de açúcar, que se foram repetindo ao longo das semanas, dos quais destacamos: sumo de fruta, pacotes de gelatina, bolachas digestivas (cobertas de chocolate), iogurtes líquidos de morango, chocolate, leite achocolatado, polpas de frutas, "ice-tea", madalenas e bolachas digestivas simples.
Ao terminar essa seleção, começámos por pintar o painel com as crianças, que também ajudaram a cortar as letras e em todo o processo decorativo, desde o corte, a colar e ao enchimento dos sacos, com as respetivas quantidades de açúcar, que fomos recolhendo essa mesma informação na descrição de cada produto. O material usado para o efeito foram respetivamente: cartão (para a base do painel), cartolinas (para a decoração do painel), tesouras, tinta branca, canetas de acetato, cola quente (usada somente por um adulto), fita-cola, sacos de armazenamento de plástico para alimentos (para colocar o açúcar) e as embalagens dos produtos alimentares selecionados. As dimensões do painel ficaram de largura 1,19m e de comprimento 1,58m.
Por fim, colocámos o painel exposto na zona do Bar da Escola, zona de refeições, como nos foi solicitado no projeto, e as reações foram diversas, muitas vezes causando impacto, pelo facto das crianças não terem noção que muitos destes alimentos contêm tanto açúcar.
Equipa CATL EBN1 sala TEMPLI
Registo fotográfico: