Trabalhos 2021/2022
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo)
Atividade: Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche
Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Depois de analisados todos os resultados obtidos, foram selecionadas estrategicamente os alimentos consoante o maior número de respostas e o açúcar que o constituem. Os alimentos selecionados foram: leite achocolatado, Compal, iogurte de aroma, maçã, banana, laranja, pera, torrada, Panique de chocolate (croissant folhado), croissant, pastel de nata, barras de cereais de chocolate, bolachas e água e sal, Belgas, Filipinos, bolachas de arroz, bolacha Maria, bolachas digestivas, KitKat, Kinder Buenno e Snickers.
Memória descritiva:
O painel/cartaz foi criado e desenvolvido na plataforma Ilustrator, em que os alimentos apresentados são aqueles que foram selecionados através da análise dos resultados do inquérito. O cartaz tem a dimensão de 132 cm x 110 cm, sendo composto por papel. A ideia que surgiu do tema foi uma máquina de vending, uma vez que existem alunos que adquirem o seu lanche das mesmas. O cartaz foi composto de forma a obter a atenção dos alunos, para isso a informação colocada é simples e direta. A informação que o cartaz contempla mostra cinco grandes grupos de alimentos, bebidas, pastelaria e padaria, chocolates, bolachas e snacks, e fruta, nos quais se destacam os que são mais frequentemente consumidos pelos alunos da ESTG, mostrando o respetivo número de respostas obtidas para cada produto. A exposição “Açúcar ao Lanche na ESTG” foi realizada no dia 26 de maio de 2022, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O cartaz foi afixado no espaço destinado às refeições, lanche e/ou almoço, dos alunos da ESTG. Um dos lados da exposição encontrava-se direcionada para o bar e o outro para a cantina. À frente do cartaz encontrava-se uma mesa onde estavam expostos os alimentos selecionados e indicados anteriormente, assim como a respetiva quantidade de açúcar, dentro de um copo de vidro e também a mesma correspondência em saquetas de açúcar de 5 g. Desta forma poderá ser possível captar a atenção dos alunos e ao mesmo tempo informá-los sobre a quantidade de açúcar que eles consomem ao lanche.
Registo fotográfico: