Trabalhos 2021/2022
Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)
Atividade: Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O "Painel dos alimentos – Açúcar ao Lanche" foi realizado pelos alunos da turma 9.º E. Numa primeira fase, foi aplicado aos alunos da turma um questionário online que inquiriu sobre os produtos embalados habitualmente consumidos ao lanche.
Verificou-se que havia heterogeneidade nas escolhas. Foram referidos como consumidos com alguma regularidade: chocolates, iogurtes, leite achocolatado, sumos, bolos, pão embalado e bolachas. Durante a análise e discussão dos resultados do questionário, alguns alunos referiram que traziam o lanche de casa com outros alimentos que não constavam da lista apresentada no questionário e que não eram produtos processados (como uma peça de fruta ou uma sandes).
Em grupo, decidiu-se que cada aluno traria, na semana seguinte, uma embalagem alimentar para a aula de ciências naturais, selecionando um produto habitualmente consumido ao lanche.
Memória descritiva:
Das várias embalagens que chegaram à sala de aula foram selecionadas catorze. Os rótulos foram analisados, deu-se especial atenção à quantidade de açúcar (em gramas por cada 100gr de produto).
Além desta análise, surgiu a curiosidade de consultar uma tabela nutricional na internet para verificar a quantidade de açúcar de outros alimentos que não são processados e que habitualmente fazem também parte do lanche, como uma peça de fruta ou uma fatia de pão. Concluiu-se que estes alimentos têm geralmente menos açúcar relativamente aos seus equivalentes processados e embalados. Por exemplo, um sumo de laranja natural tem menos açúcar quando comparado com um sumo de fruta embalado (tipo Compal) ou uma sandes de queijo quando comparada com um substituto embalado e de fácil acesso (croissant, donut, etc.).
Surgiu a ideia de construir um painel com o formato de um semáforo – Semáforo do Açúcar – onde foram agrupadas as embalagens de modo a formar três grupos. No vermelho foram colocadas as embalagens dos produtos com grande quantidade de açúcar, no amarelo aqueles que apresentam pouca quantidade de açúcar e no verde aqueles que não possuem açúcar ou cuja quantidade é muito reduzida.
O painel com dimensão de 1,20 x 0,70 metros, foi construído com a reutilização de cartolinas já utilizadas em outros trabalhos, coladas num suporte resistente (placa de K-line) para ter uma maior durabilidade e permitir expô-lo durante mais tempo no bufete da escola. Foram reutilizadas 3 tampas redondas de caixas metálicas de bolachas para construir o semáforo. Os alunos trouxeram de casa algumas embalagens alimentares de produtos que habitualmente consomem que foram coladas na placa de K-line.
Procurou-se que o painel tenha uma leitura rápida e que a mensagem passe de forma assertiva. Espera-se que quem circule pelo bufete da escola seja interpelado pela mensagem gráfica e que ao observá-la, mesmo que por breves instantes, retenha a ideia de que certos produtos embalados contêm muito açúcar.
Os alunos da turma não quiseram deixar de transmitir a outra informação importante que resultou da pesquisa e da discussão iniciais: "quando se opta por lanches com menos produtos processados e com menos produtos embalados, geralmente obtêm-se lanches com menor quantidade de açúcar". No âmbito desta conclusão, colocou-se na parte inferior do painel o slogan “Para uma alimentação saudável, descasque mais e desembale menos!”. Esta frase cumpre um outro objetivo importante, o de interligar a alimentação saudável com a alimentação sustentável.
O painel está colocado no bufete da escola para que possa ser observado por todos.
Registo fotográfico: