Trabalhos 2022/2023
Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
• Higienização das mãos pelos utentes do refeitório antes das refeições;
• Higienização da cantina e dos funcionários;
• Utilização de telemóveis, tablets, etc. durante a refeição;
• Cumprimento das regras de bom comportamento no refeitório;
• Quantidade de restos e sobras e o devido destino;
• Separação de resíduos;
• Consumo da totalidade da refeição e nível de desperdício alimentar;
• Satisfação coma refeição apresentada e sugestões de pratos para e ementa;
• Ementa saudável;
• Variedade da ementa e cores da refeição;
• Consumo de fruta, sopa e vegetais (cozinhados ou saladas)
• Níveis de ruído no refeitório;
• Organização da fila para o refeitório.
Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Esta atividade foi dinamizada pelos alunos das turmas do 6ºA, com 23 alunos.
Todos os alunos da escola do 1º, 2º e 3º ciclos (total de 202 alunos), foram envolvidos na dinâmica através dos inquéritos realizados à saída do refeitório, bem como na tarefa de incentivo ao consumo de sopa, salda e fruta.
Na aula de Cidadania e Desenvolvimento foi sugerido pelos alunos, quais a metodologias que gostariam de utilizar. Posteriormente foram distribuídas as tarefas pelos mesmos
A frequência da Brigada das Cantinas foi tida em conta os horários em que os alunos tinham maior facilidade em ser dispensados das aulas. Foram realizados dois turnos, um para o 1º ciclo (12h20 às 13h) e outro para o 2º e 3º ciclos (13h15 às 13h45).
Foi realizada a Brigada durante 5 dias, de 15 a 21 de março de 2023.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Foram realizadas 2 sessões na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na turma do 6ºA, pela Técnica Superior de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Na primeira sessão foi apresentado o projeto, discutidas ideias de como implementar o mesmo e definiu-se quais a metodologia a utilizar.
Na segunda sessão, foram apresentados os resultados da Brigada das Cantinas e discutidas quais as possíveis soluções a implementar, para melhorar os aspetos negativos observados.
Possíveis ações a desenvolver pelos alunos:
• Mesa do castigo para alunos que não respeitam as regras do refeitório;
• Ação de sensibilização para marcação das refeições;
• Ementa com as sugestões dos colegas.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF):